O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Instruções Gerais

Os trabalhos podem ser redigidos em português ou inglês. Os nomes dos autores, bem como a filiação institucional de cada um dos mesmos, devem ser inseridos nos campos adequados a serem preenchidos durante a submissão e não devem aparecer no arquivo a ser submetido(POLITICA DE AVALIAÇÃO AS CEGAS). O UNESC em Revista sugere que o número máximo de autores por artigo seja 6 (seis). Artigos com número superior a 6 (seis) serão considerados exceções e avaliados pelo Conselho Editorial e, se necessário, solicitada a correção. O não atendimento de tal proposta pode implicar em recusa de sua publicação.  Os trabalhos devem conter de 10 a 15 laudas. Figuras, gráficos e tabelas devem ser colocados no corpo do texto onde forem citados. É importante ressaltar que pesquisas feitas com seres Humanos ou animais devem citar a aprovação do respectivo Comitê de Ética da instituição onde o trabalho foi realizado. A falta da citação e envio dessa aprovação impede a publicação do artigo.

 

Análise dos artigos

A Comissão Editorial faz a análise dos trabalhos antes de submetê-los à assessoria científica. Nessa análise, consideram-se aspectos como escopo, apresentação do artigo segundo as normas da revista, formulação do objetivo de forma clara, clareza da redação, atualização da revisão da literatura, coerência e precisão da metodologia, Os trabalhos rejeitados são devolvidos aos autores e os demais são submetidos à análise de assessores científicos, especialistas da área técnica do artigo.


Categoria dos artigos

São considerados, para publicação, os seguintes tipos de trabalho: Artigos Científicos, Relatos de caso, Relatos de experiência e Artigos de Revisão, este último a convite do Editor.


Forma e preparação de manuscritos

Os trabalhos enviados ao UNESC em revista não podem ter sido encaminhados simultaneamente a outro periódico científico ou técnico.

- O texto deve ser digitado no editor de texto Microsoft Word, em espaço 1,5, fonte Arial, corpo 12, folha formato A4, com margem suerior e esquerda de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0cm. Em cada inicio de parágrafo deve-se realizar recuo de 1,25 a esquerda. Páginas e linhas devem ser numeradas.

  • No passo 1 da submissão (Início), em “comentários ao editor”, informar a relevância e o aspecto inédito do trabalho.
  • No passo 2 da submissão (Transferência do manuscrito), carregar o trabalho completo em arquivo Microsoft Word.
  • No passo 3 da submissão (Inclusão de metadados), em “resumo da biografia” de cada autor, informar o link do sistema de currículos lattes (ex.: http://lattes.cnpq.br/0577680271652459). Clicar em “incluir autor” para inserir todos os coautores do trabalho, na ordem de autoria.
  • Ainda no passo 3, copiar e colar o título, resumo e termos para indexação (key words) do trabalho nos respectivos campos do sistema.
  • No passo 4 da submissão (Transferência de documentos suplementares), carregar, no sistema on-line da revista documentos obrigatórios (aprovação de  CEP / CEUA) ou outros documentos que sejam importantes para avaliação.

 

Organização do Artigo Científico

A ordenação do artigo deve ser feita da seguinte forma:

(CIÊNCIAS DA SAÚDE E ENGENHARIAS)

- Artigos em português - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Palavras chaves, título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências.

- Relatos de caso - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Palavras chaves, título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Relato do caso, Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências.

(CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS)

- Artigos em português - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Palavras chaves, título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão/Considerações finais, Agradecimentos, Referências.

- O título, o resumo e os termos para indexação devem ser vertidos fielmente para o inglês, no caso de artigos redigidos em português e espanhol, e para o português, no caso de artigos redigidos em inglês.

- O artigo científico deve ter, no máximo, 15 páginas, incluindo-se as ilustrações (tabelas e figuras que devem ser inseridas no texto), e devem ser limitadas a seis, sempre que possível.

 

Título

- Deve representar o conteúdo e o objetivo do trabalho. Enfatizar os achados sempre que possível.

- Deve ser grafado em caixa alta, em negrito e centralizado.

- Não deve conter subtítulo, abreviações, fórmulas e símbolos.

- As palavras do título devem facilitar a recuperação do artigo por índices desenvolvidos por bases de dados que catalogam a literatura.

 

RESUMO

- O termo Resumo deve ser grafado em  em caixa alta, em negrito e centralizado, e separado do texto por um espaçamento simples.

- Deve conter, no máximo, 250 palavras, incluindo números, preposições, conjunções e artigos.

- Deve ser elaborado em frases curtas e conter o contexto, lacuna, objetivo, o material e os métodos, os resultados e a conclusão.

- Não deve conter citações bibliográficas nem abreviaturas.

- O final do texto deve conter a principal conclusão, com o verbo no presente do indicativo.

 

Palavras Chaves:

- A expressão Termos para indexação, seguida de dois-pontos, deve ser grafada em letras minúsculas, exceto a letra inicial.

- Os termos devem ser separados por vírgula e iniciados com letra minúscula.

- Devem ser no mínimo três e no máximo seis, considerando-se que um termo pode possuir duas ou mais palavras.

- Não devem conter palavras que componham o título.

 

Título em inglês, Abstract, Keywords:

- devem exibir a tradução fiel dos itens descritos em português 

 

INTRODUÇÃO

- A palavra Introdução deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.

- Deve apresentar uma contextualização e justificativa para a realização do trabalho, situar a importância do problema científico a ser solucionado / analisado e estabelecer sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto.

- O último parágrafo deve expressar o objetivo de forma coerente com o descrito no início do Resumo.

 

MATERIAL E MÉTODOS

- A expressão Material e métodos deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.

- Trabalhos que requeiram apreciação ética devem indicar o nome da CEUA ou CEP e o número do parecer consubstanciado emitido.

- Deve ser organizado, de preferência, em ordem cronológica.

- Deve apresentar a descrição do local, o delineamento do experimento, e indicar os tratamentos, o número de repetições e o tamanho da unidade experimental.

- Deve conter a descrição detalhada dos tratamentos e variáveis.

- Deve-se evitar o uso de abreviações ou as siglas.

- Independente dos pontos anteriores, Os materiais e os métodos devem ser descritos de modo que outro pesquisador possa repetir a análise .

- Devem ser evitados detalhes supérfluos e extensas descrições de técnicas de uso corrente.

- Deve conter informação sobre os métodos estatísticos e as transformações de dados.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO (podem ser apresentados separadamente)

- A expressão Resultados e Discussão deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.

- Todos os dados apresentados em tabelas ou figuras devem ser discutidos.

- As tabelas e figuras são citadas seqüencialmente.

- Os dados das tabelas e figuras não devem ser repetidos no texto, mas discutidos em relação aos apresentados por outros autores.

- Evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados.

- Dados não apresentados não devem ser discutidos.

- Não deve conter afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados.

- As chamadas às tabelas ou às figuras devem ser feitas no final da primeira oração do texto em questão; se as demais sentenças do parágrafo referirem-se à mesma tabela ou figura, não é necessária nova chamada.

- Evitar apresentar os mesmos dados em tabelas e em figuras.

- Se apresentadas novas descobertas, estas devem ser confrontadas com o conhecimento anteriormente obtido.

 

CONCLUSÃO

- O termo Conclusão deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.

- Devem ser apresentadas em frases curtas, sem comentários adicionais, com o verbo no presente do indicativo.

- Devem ser elaboradas com base no objetivo do trabalho.

- Devem apresentar as novas descobertas da pesquisa.

 

AGRADECIMENTOS

- A palavra Agradecimentos deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.

- Devem ser breves e diretos, iniciando-se com “Ao, Aos, À ou Às” (pessoas ou instituições).

- Devem conter o motivo do agradecimento.

 

REFERENCIAS

- A palavra Referências deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.

- Devem ser de fontes atuais e de periódicos: preferencialmente pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 10 anos e 70% de artigos de periódicos.

- Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023 da ABNT, com as adaptações descritas a seguir.

- Devem ser apresentadas em ordem alfabética dos nomes dos autores, separados por ponto-e-vírgula, sem numeração e alinhadas a esquerda.

- Todos os autores da publicação devem ser referenciados sem uso da expressão et al.

- Devem conter os títulos das obras ou dos periódicos grafados em negrito.

- Devem conter somente a obra consultada, no caso de citação de citação.

- Todas as referências devem registrar uma data de publicação, mesmo que aproximada.

- Devem ser trinta, no máximo.

 Ex: Livros

BARROS, A. J. P; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

 Ex: Artigos

RIBEIRO, C. L; BITTENCOURT, C. R; PONCZEK, C. A. C.  Confecção de modelos artificiais de baixo custo como auxílio aprendizagem de acesso vascular em pequenos animais. Archives of Veterinary Science, v.18, n.4, p.25-30, 2013. 

Ex: Dissertação

CYRILLO, F.C. Padronização do alergoteste da tuberculina em ovinos – ovis aries. 2006. 92 f. Dissertação (mestrado em medicina veterinária) – Faculdade de medicina veterinária e zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. 


Citações diretas

As citações diretas curtas apresentam o texto formatado com Arial, tamanho 12 e aspas duplas no trecho copiado. As citações diretas longas (mais de três linhas) apresentam fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples (1,0) entrelinhas e recuo à esquerda de 4 cm. As legendas das figuras e as notas de rodapé devem ser digitadas com fonte Arial, tamanho 10.

 

CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS DURANTE A AVALIAÇÃO AS CEGAS PELOS PARECERISTAS:

   AVALIAÇÃO GERAL / RESUMO
  • O assunto tratado no artigo é relevante para ser publicado?
  • O artigo é original?  
  • O título reflete clara e suficientemente o conteúdo do artigo?
  • As palavras-chaves são adequadas ao artigo?  
  • A apresentação, a organização e o tamanho do artigo atendem as diretrizes? No caso de formatações de áreas especificas (Artigos descritivos, área do Direito, relatos de caso são aceitáveis variações)
  • O resumo dá uma boa informação sobre o artigo?  
    INTRODUÇÃO 
  • Descreve o tema a ser abordado?   
  • Evidencia as lacunas do conhecimento sobre o tema?
  • Destaca o problema central a ser enfrentado?  
  • Caracteriza o estado da arte com base em bibliografia atualizada?
  • Informa o objetivo do artigo?

MATERIAL E MÉTODOS
  • O item material e métodos está suficientemente claro, permitindo que o artigo possa ser reproduzido?  
  • O delineamento e/ou análise proposto(a) é adequado?
  • Abordagem estatística esta apresentada adequadamente?

RESULTADOS E DISCUSSÃO
  • A discussão é pertinente e suficiente?
  • Os dados justificam as interpretações?
  • Há necessidade de acréscimo de algum item que possa enriquecer o artigo?
  • É necessário redução ou a retirada de alguma parte do artigo?
  • As ilustrações e tabelas são necessárias e pertinentes?
  • As figuras são ilustrativas e apresentam boa qualidade para reprodução?


    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • As referências são adequadas e necessárias?   
  • Os autores referenciados no texto estão citados nas referências?
  • As referências estão redigidas de acordo com as normas da revista?

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.