Diretrizes para Autores
Instruções Gerais
Os trabalhos podem ser redigidos em português ou inglês. Os nomes dos autores, bem como a filiação institucional de cada um dos mesmos, devem ser inseridos nos campos adequados a serem preenchidos durante a submissão e não devem aparecer no arquivo a ser submetido(POLITICA DE AVALIAÇÃO AS CEGAS). O UNESC em Revista sugere que o número máximo de autores por artigo seja 6 (seis). Artigos com número superior a 6 (seis) serão considerados exceções e avaliados pelo Conselho Editorial e, se necessário, solicitada a correção. O não atendimento de tal proposta pode implicar em recusa de sua publicação. Os trabalhos devem conter de 10 a 15 laudas. Figuras, gráficos e tabelas devem ser colocados no corpo do texto onde forem citados. É importante ressaltar que pesquisas feitas com seres Humanos ou animais devem citar a aprovação do respectivo Comitê de Ética da instituição onde o trabalho foi realizado. A falta da citação e envio dessa aprovação impede a publicação do artigo.
Análise dos artigos
A Comissão Editorial faz a análise dos trabalhos antes de submetê-los à assessoria científica. Nessa análise, consideram-se aspectos como escopo, apresentação do artigo segundo as normas da revista, formulação do objetivo de forma clara, clareza da redação, atualização da revisão da literatura, coerência e precisão da metodologia, Os trabalhos rejeitados são devolvidos aos autores e os demais são submetidos à análise de assessores científicos, especialistas da área técnica do artigo.
Direitos Autorais
Os conteúdos dos artigos publicados pela Unesc em Revista são exclusivos e sob a responsabilidade dos autores, ao submeter os artigos para publicação, os direitos autorais, inclusive de tradução, são cedidos a Unesc em Revista.
Categoria dos artigos
São considerados, para publicação, os seguintes tipos de trabalho: Artigos Científicos, Relatos de caso, Relatos de experiência e Artigos de Revisão, este último a convite do Editor.
Forma e preparação de manuscritos
Os trabalhos enviados ao UNESC em revista não podem ter sido encaminhados simultaneamente a outro periódico científico ou técnico.
- O texto deve ser digitado no editor de texto Microsoft Word, em espaço 1,5, fonte Arial, corpo 12, folha formato A4, com margem suerior e esquerda de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0cm. Em cada inicio de parágrafo deve-se realizar recuo de 1,25 a esquerda. Páginas e linhas devem ser numeradas.
- No passo 1 da submissão (Início), em “comentários ao editor”, informar a relevância e o aspecto inédito do trabalho.
- No passo 2 da submissão (Transferência do manuscrito), carregar o trabalho completo em arquivo Microsoft Word.
- No passo 3 da submissão (Inclusão de metadados), em “resumo da biografia” de cada autor, informar o link do sistema de currículos lattes (ex.: http://lattes.cnpq.br/0577680271652459). Clicar em “incluir autor” para inserir todos os coautores do trabalho, na ordem de autoria.
- Ainda no passo 3, copiar e colar o título, resumo e termos para indexação (key words) do trabalho nos respectivos campos do sistema.
- No passo 4 da submissão (Transferência de documentos suplementares), carregar, no sistema on-line da revista documentos obrigatórios (aprovação de CEP / CEUA) ou outros documentos que sejam importantes para avaliação.
Organização do Artigo Científico
A ordenação do artigo deve ser feita da seguinte forma:
(CIÊNCIAS DA SAÚDE E ENGENHARIAS)
- Artigos em português - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Palavras chaves, título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências.
- Relatos de caso - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Palavras chaves, título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Relato do caso, Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências.
(CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS)
- Artigos em português - Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Palavras chaves, título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão/Considerações finais, Agradecimentos, Referências.
- O título, o resumo e os termos para indexação devem ser vertidos fielmente para o inglês, no caso de artigos redigidos em português e espanhol, e para o português, no caso de artigos redigidos em inglês.
- O artigo científico deve ter, no máximo, 15 páginas, incluindo-se as ilustrações (tabelas e figuras que devem ser inseridas no texto), e devem ser limitadas a seis, sempre que possível.
Título
- Deve representar o conteúdo e o objetivo do trabalho. Enfatizar os achados sempre que possível.
- Deve ser grafado em caixa alta, em negrito e centralizado.
- Não deve conter subtítulo, abreviações, fórmulas e símbolos.
- As palavras do título devem facilitar a recuperação do artigo por índices desenvolvidos por bases de dados que catalogam a literatura.
RESUMO
- O termo Resumo deve ser grafado em em caixa alta, em negrito e centralizado, e separado do texto por um espaçamento simples.
- Deve conter, no máximo, 250 palavras, incluindo números, preposições, conjunções e artigos.
- Deve ser elaborado em frases curtas e conter o contexto, lacuna, objetivo, o material e os métodos, os resultados e a conclusão.
- Não deve conter citações bibliográficas nem abreviaturas.
- O final do texto deve conter a principal conclusão, com o verbo no presente do indicativo.
Palavras Chaves:
- A expressão Termos para indexação, seguida de dois-pontos, deve ser grafada em letras minúsculas, exceto a letra inicial.
- Os termos devem ser separados por vírgula e iniciados com letra minúscula.
- Devem ser no mínimo três e no máximo seis, considerando-se que um termo pode possuir duas ou mais palavras.
- Não devem conter palavras que componham o título.
Título em inglês, Abstract, Keywords:
- devem exibir a tradução fiel dos itens descritos em português
INTRODUÇÃO
- A palavra Introdução deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.
- Deve apresentar uma contextualização e justificativa para a realização do trabalho, situar a importância do problema científico a ser solucionado / analisado e estabelecer sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto.
- O último parágrafo deve expressar o objetivo de forma coerente com o descrito no início do Resumo.
MATERIAL E MÉTODOS
- A expressão Material e métodos deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.
- Trabalhos que requeiram apreciação ética devem indicar o nome da CEUA ou CEP e o número do parecer consubstanciado emitido.
- Deve ser organizado, de preferência, em ordem cronológica.
- Deve apresentar a descrição do local, o delineamento do experimento, e indicar os tratamentos, o número de repetições e o tamanho da unidade experimental.
- Deve conter a descrição detalhada dos tratamentos e variáveis.
- Deve-se evitar o uso de abreviações ou as siglas.
- Independente dos pontos anteriores, Os materiais e os métodos devem ser descritos de modo que outro pesquisador possa repetir a análise .
- Devem ser evitados detalhes supérfluos e extensas descrições de técnicas de uso corrente.
- Deve conter informação sobre os métodos estatísticos e as transformações de dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO (podem ser apresentados separadamente)
- A expressão Resultados e Discussão deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.
- Todos os dados apresentados em tabelas ou figuras devem ser discutidos.
- As tabelas e figuras são citadas seqüencialmente.
- Os dados das tabelas e figuras não devem ser repetidos no texto, mas discutidos em relação aos apresentados por outros autores.
- Evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados.
- Dados não apresentados não devem ser discutidos.
- Não deve conter afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados.
- As chamadas às tabelas ou às figuras devem ser feitas no final da primeira oração do texto em questão; se as demais sentenças do parágrafo referirem-se à mesma tabela ou figura, não é necessária nova chamada.
- Evitar apresentar os mesmos dados em tabelas e em figuras.
- Se apresentadas novas descobertas, estas devem ser confrontadas com o conhecimento anteriormente obtido.
CONCLUSÃO
- O termo Conclusão deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.
- Devem ser apresentadas em frases curtas, sem comentários adicionais, com o verbo no presente do indicativo.
- Devem ser elaboradas com base no objetivo do trabalho.
- Devem apresentar as novas descobertas da pesquisa.
AGRADECIMENTOS
- A palavra Agradecimentos deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.
- Devem ser breves e diretos, iniciando-se com “Ao, Aos, À ou Às” (pessoas ou instituições).
- Devem conter o motivo do agradecimento.
REFERENCIAS
- A palavra Referências deve ser ser grafada em caixa alta, em negrito e na margem esquerda, separado do texto por um espaçamento simples.
- Devem ser de fontes atuais e de periódicos: preferencialmente pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 10 anos e 70% de artigos de periódicos.
- Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023 da ABNT, com as adaptações descritas a seguir.
- Devem ser apresentadas em ordem alfabética dos nomes dos autores, separados por ponto-e-vírgula, sem numeração e alinhadas a esquerda.
- Todos os autores da publicação devem ser referenciados sem uso da expressão et al.
- Devem conter os títulos das obras ou dos periódicos grafados em negrito.
- Devem conter somente a obra consultada, no caso de citação de citação.
- Todas as referências devem registrar uma data de publicação, mesmo que aproximada.
- Devem ser trinta, no máximo.
Ex: Livros
BARROS, A. J. P; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
Ex: Artigos
RIBEIRO, C. L; BITTENCOURT, C. R; PONCZEK, C. A. C. Confecção de modelos artificiais de baixo custo como auxílio aprendizagem de acesso vascular em pequenos animais. Archives of Veterinary Science, v.18, n.4, p.25-30, 2013.
Ex: Dissertação
CYRILLO, F.C. Padronização do alergoteste da tuberculina em ovinos – ovis aries. 2006. 92 f. Dissertação (mestrado em medicina veterinária) – Faculdade de medicina veterinária e zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
Citações diretas
As citações diretas curtas apresentam o texto formatado com Arial, tamanho 12 e aspas duplas no trecho copiado. As citações diretas longas (mais de três linhas) apresentam fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples (1,0) entrelinhas e recuo à esquerda de 4 cm. As legendas das figuras e as notas de rodapé devem ser digitadas com fonte Arial, tamanho 10.
CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS DURANTE A AVALIAÇÃO AS CEGAS PELOS PARECERISTAS:
AVALIAÇÃO GERAL / RESUMO
- O assunto tratado no artigo é relevante para ser publicado?
- O artigo é original?
- O título reflete clara e suficientemente o conteúdo do artigo?
- As palavras-chaves são adequadas ao artigo?
- A apresentação, a organização e o tamanho do artigo atendem as diretrizes? No caso de formatações de áreas especificas (Artigos descritivos, área do Direito, relatos de caso são aceitáveis variações)
- O resumo dá uma boa informação sobre o artigo?
INTRODUÇÃO
- Descreve o tema a ser abordado?
- Evidencia as lacunas do conhecimento sobre o tema?
- Destaca o problema central a ser enfrentado?
- Caracteriza o estado da arte com base em bibliografia atualizada?
- Informa o objetivo do artigo?
MATERIAL E MÉTODOS
- O item material e métodos está suficientemente claro, permitindo que o artigo possa ser reproduzido?
- O delineamento e/ou análise proposto(a) é adequado?
- Abordagem estatística esta apresentada adequadamente?
RESULTADOS E DISCUSSÃO
- A discussão é pertinente e suficiente?
- Os dados justificam as interpretações?
- Há necessidade de acréscimo de algum item que possa enriquecer o artigo?
- É necessário redução ou a retirada de alguma parte do artigo?
- As ilustrações e tabelas são necessárias e pertinentes?
- As figuras são ilustrativas e apresentam boa qualidade para reprodução?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- As referências são adequadas e necessárias?
- Os autores referenciados no texto estão citados nas referências?
- As referências estão redigidas de acordo com as normas da revista?