Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Todos os autores precisam informar o ORCID antes da publicação do artigo, em caso de aprovação.
    https://orcid.org/register
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • The contribution is original and unpublished, and it is not under review for publication by another journal; otherwise, this must be justified in the “Comments to the Editor” section.
  • Todos os autores precisam informar o ORCID antes da publicação do artigo, em caso de aprovação.
    https://orcid.org/register
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

Diretrizes para Autores

Instruções Gerais

Os manuscritos podem ser redigidos em português ou inglês. Os nomes dos autores e suas afiliações institucionais devem ser inseridos apenas nos campos apropriados durante a submissão e não devem constar no arquivo do manuscrito submetido para avaliação (POLÍTICA DE AVALIAÇÃO CEGA POR PARES). A UNESC em Revista sugere o limite de até oito (8) autores por artigo. Trabalhos com mais de oito autores serão considerados exceções e analisados pelo Conselho Editorial, podendo haver solicitação de ajustes. O não cumprimento desta política poderá resultar na rejeição do artigo.

Os manuscritos devem ter até 15 páginas. Figuras, gráficos e tabelas devem ser inseridos no corpo do texto, no ponto onde forem mencionados. Pesquisas envolvendo seres humanos ou animais devem incluir o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP ou CEUA) da instituição na qual foram desenvolvidas. A ausência desta informação impossibilitará a publicação do artigo.


Processo de Avaliação

O Conselho Editorial realiza uma análise preliminar dos artigos submetidos antes de encaminhá-los aos pareceristas científicos. Essa etapa considera: adequação ao escopo da revista, cumprimento das normas de formatação, clareza dos objetivos, coerência e precisão da metodologia, qualidade da escrita e atualização da revisão de literatura. Manuscritos reprovados nesta etapa são devolvidos aos autores. Os aprovados seguem para avaliação por especialistas da área de conhecimento, equipe editorial e pareceristas Ad Hoc. Caso aceitos, passam por verificação de plágio e diagramação antes da publicação.


Direitos Autorais

O conteúdo dos artigos publicados na UNESC em Revista é de inteira responsabilidade dos autores. Ao submeterem os manuscritos para publicação, os autores cedem os direitos autorais à revista, incluindo os de tradução.


Tipos de Trabalhos Aceitos

Serão aceitos para publicação os seguintes tipos de manuscritos:

  • Artigos científicos

  • Relatos de caso

  • Relatos de experiência

  • Artigos de revisão (mediante convite do Editor)


Normas de Submissão

Manuscritos submetidos à UNESC em Revista não podem estar em avaliação simultânea por outro periódico.

  • O texto deve ser digitado no Microsoft Word, com espaçamento 1,5 entre linhas, fonte Arial, tamanho 12, em papel A4, com margens de 3,0 cm (superior e esquerda) e 2,0 cm (direita e inferior). Cada parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm. As páginas e linhas devem ser numeradas.

Passo a passo da submissão:

  • Passo 1 (Início): No campo “Comentários ao Editor”, informe a relevância e originalidade do trabalho.

  • Passo 2 (Transferência do manuscrito): Anexe o manuscrito completo em formato Word.

  • Passo 3 (Inclusão de metadados): No campo “Biografia do Autor”, insira o link do Currículo Lattes (ex.: http://lattes.cnpq.br/0577680271652459) de cada autor. Utilize “Incluir Autor” para adicionar todos os coautores na ordem correta de autoria. Cole o título, resumo e palavras-chave nos campos específicos do sistema.

  • Passo 4 (Documentos Suplementares): Anexe todos os documentos obrigatórios (ex.: aprovação do Comitê de Ética) e outros que considerar relevantes à avaliação.


Estrutura dos Artigos Científicos

Ciências da Saúde e Engenharias

  • Título, Autor(es), Vínculo Institucional e E-mail, Resumo, Palavras-chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências.

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

  • Título, Autor(es), Vínculo Institucional e E-mail, Resumo, Palavras-chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos, Referências.

O título, o resumo e as palavras-chave devem ser traduzidos com fidelidade para o inglês (em manuscritos em português ou espanhol) ou para o português (em manuscritos em inglês).

O artigo não deve ultrapassar 15 páginas, incluindo tabelas e figuras (recomenda-se o limite de seis ilustrações).


TÍTULO

  • Deve refletir com clareza o conteúdo e os objetivos do trabalho, destacando os resultados sempre que possível.

  • Escrito em letras maiúsculas, em negrito e centralizado.

  • Não deve conter subtítulo, abreviações, fórmulas ou símbolos.

  • Palavras utilizadas no título devem favorecer a indexação e a recuperação em bases de dados.


RESUMO

  • A palavra “Resumo” deve ser centralizada, em letras maiúsculas e negrito.

  • O texto deve conter no máximo 250 palavras, incluindo todos os elementos.

  • Deve ser redigido em frases curtas e conter: introdução, lacuna do conhecimento, objetivo, materiais e métodos, resultados e conclusão.

  • Não devem ser utilizadas referências bibliográficas nem abreviações.

  • A última frase deve apresentar, com clareza, a principal conclusão do estudo, utilizando o tempo verbal no presente.


PALAVRAS-CHAVE

  • Devem estar precedidas pela expressão “Palavras-chave:” (apenas a primeira letra em maiúscula).

  • Separadas por vírgulas, com iniciais em letra minúscula.

  • Devem conter entre três e seis termos.

  • Os termos podem ser formados por mais de uma palavra.

  • Não devem repetir palavras utilizadas no título.


TITLE, ABSTRACT E KEYWORDS

  • Devem ser traduções fiéis do título, resumo e palavras-chave em português.


INTRODUÇÃO

  • O título “INTRODUÇÃO” deve ser escrito em letras maiúsculas, negrito, alinhado à esquerda.

  • Deve apresentar o tema e justificar sua relevância, identificando o problema científico e relacionando-o à literatura.

  • O parágrafo final deve conter o objetivo do estudo, o qual deve ser compatível com o exposto no resumo.


MATERIAIS E MÉTODOS

  • O título “MATERIAIS E MÉTODOS” deve estar em letras maiúsculas, negrito e alinhado à esquerda.

  • Deve incluir a aprovação pelo comitê de ética (CEP ou CEUA).

  • Preferencialmente apresentar os procedimentos em ordem cronológica.

  • Descrever o local da pesquisa, delineamento experimental, tratamentos, repetições e unidade experimental.

  • Evitar siglas e abreviações desnecessárias.

  • Deve possibilitar a reprodução do estudo por outros pesquisadores.

  • Evitar detalhamento excessivo de técnicas usuais.

  • Descrever os métodos estatísticos e eventuais transformações dos dados.


RESULTADOS E DISCUSSÃO (podem ser apresentados separadamente)

  • Título em letras maiúsculas, negrito e alinhado à esquerda.

  • Todos os dados apresentados em tabelas ou figuras devem ser discutidos no texto.

  • Evitar repetir no texto os dados já mostrados em tabelas ou figuras.

  • Não utilizar siglas que não tenham sido previamente explicadas.

  • Não discutir dados que não estejam apresentados.

  • Os resultados devem ser interpretados à luz da literatura existente.

  • A citação de tabelas/figuras deve ser feita ao final da primeira frase em que forem mencionadas.

  • Evitar apresentar os mesmos dados em forma de tabela e figura simultaneamente.


CONCLUSÃO

  • O título “CONCLUSÃO” deve ser escrito em letras maiúsculas, negrito e alinhado à esquerda.

  • Apresentar conclusões claras, relacionadas aos objetivos, sem incluir comentários adicionais.

  • Utilizar o tempo verbal no presente.

  • Enfatizar os resultados originais do estudo.


AGRADECIMENTOS

  • O título “AGRADECIMENTOS” deve estar em letras maiúsculas, negrito e alinhado à esquerda.

  • Iniciar com “Aos”, “Ao”, “Às” ou “À”, conforme o caso, indicando claramente o motivo do agradecimento.


REFERÊNCIAS

  • O título “REFERÊNCIAS” deve estar em letras maiúsculas, negrito e alinhado à esquerda.

  • Devem ser majoritariamente recentes e científicas: ao menos 70% publicadas nos últimos 10 anos e 70% provenientes de periódicos.

  • Devem seguir a norma ABNT NBR 6023, com as adaptações abaixo:

    • Ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor;

    • Não numerar as referências;

    • Alinhamento à esquerda, sem recuo;

    • Todos os autores devem ser listados (não usar "et al.");

    • Os títulos de livros e periódicos devem estar em negrito;

    • Apenas fontes consultadas diretamente devem ser citadas;

    • Todas devem conter data de publicação;

    • Máximo de 30 referências.

Exemplos:

  • Livro:
    BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

  • Artigo de periódico:
    RIBEIRO, C. L.; BITTENCOURT, C. R.; PONCZEK, C. A. C. Confecção de modelos artificiais de baixo custo como auxílio aprendizagem de acesso vascular em pequenos animais. Archives of Veterinary Science, v.18, n.4, p.25-30, 2013.

  • Dissertação/Tese:
    CYRILLO, F. C. Padronização do alergoteste da tuberculina em ovinos – ovis aries. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.


CITAÇÕES DIRETAS

  • Citações curtas: fonte Arial, tamanho 12, entre aspas.

  • Citações longas (mais de três linhas): fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, recuo de 4 cm à esquerda.

  • Legendas de figuras e notas de rodapé: fonte Arial, tamanho 10.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA REVISÃO CEGA

Geral / Resumo:

  • O tema é pertinente para publicação?

  • O artigo é original?

  • O título reflete claramente o conteúdo?

  • As palavras-chave são adequadas?

  • O artigo está de acordo com a estrutura e extensão exigidas?

  • O resumo reflete o conteúdo do artigo?

Introdução:

  • O tema é bem contextualizado?

  • Há identificação clara da lacuna de conhecimento?

  • O problema central está bem definido?

  • A literatura está atualizada?

  • O objetivo está claramente delimitado?

Materiais e Métodos:

  • O texto permite a reprodução do estudo?

  • O delineamento experimental é apropriado?

  • A análise estatística está bem descrita?

Resultados e Discussão:

  • A discussão é pertinente e suficiente?

  • Os dados sustentam as interpretações?

  • Há sugestões para enriquecer o trabalho?

  • Há partes do texto que podem ser reduzidas ou excluídas?

  • Tabelas e figuras são necessárias e bem elaboradas?

  • As ilustrações possuem qualidade satisfatória?

Referências:

  • As referências são adequadas e necessárias?

  • As citações no texto estão todas listadas nas referências?

  • Estão formatadas conforme as normas da revista?

 

Produção Textual

O autor poderá submeter algum texto (poesia, crônica, opinião, ensaio,carta), de sua autoria.

Artigos

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