Avaliação comparativa de resposta a tuberculinização em ovinos

Autores

  • Eduarda Pereira Andrade Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC - Colatina Espírito Santo.
  • Carolina Covre Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC. Colatina.
  • Renato Travassos Beltrame Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, Colatina, ES.
  • Fernando Luiz Tobias Universidade de Vila Velha (UVV), Vila Velha, ES.

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v1i1.12

Palavras-chave:

Alergoteste, linfadenite, tuberculose

Resumo

Na espécie ovina são escassos estudos que indiquem o melhor local para inoculação do derivado proteico purificado PPD bovino e PPD aviário. Objetivou-se verificar se o local de inoculação influencia na utilização de valores de referência. Realizou-se a tuberculinização intradérmica cervical comparativa alternando-se o local de inoculação. Inicialmente, foram testados na região cervical de 49 ovinos adultos da raça Santa Inês. Após 90 dias, 27 dos animais testados e considerados negativos foram direcionados para o mesmo teste na região dorsal do membro pélvico. Inoculou-se 0,1 ml de PPD aviária (0,5mg/ml) cranialmente e 0,1 ml de PPD bovina (1mg/ml) caudalmente distantes entre si em 7 cm utilizando-se pistolas tuberculínicas calibradas. A espessura da dobra da pele foi medida por cutímetro com empunhadura de mola e relógio em aço anterior à aplicação das PPDs e decorridos 72 horas. Os valores da espessura de pele foram comparados pelo teste t (p<0,05). Todos os animais foram considerados negativos. Antes da inoculação da PPD aviária identificou - se que a região cervical apresentava pele mais espessa que a região pélvica. Após as 72 horas não houve diferença na espessura de pele entre os grupos, porém, ocorreu reação de hipersensibilidade local. Na leitura do tempo 0, os grupos apresentaram diferença estatística na espessura de pele. Não houve diferenças na espessura de pele entre as duas áreas, sugerindo que os valores de referência podem ser empregados ao teste de tuberculinização em ambos os locais sem influenciar o resultado final.

Biografia do Autor

Eduarda Pereira Andrade, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC - Colatina Espírito Santo.

Médica veterinária graduada no Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC em 2015.

Carolina Covre, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC. Colatina.

Técnica em agropecuária, 10º período do curso de medicina veterinária no Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC. Colatina.

Renato Travassos Beltrame, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, Colatina, ES.

Médico Veterinário, doutor em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), professor do curso de medicina veterinária do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Colatina, ES – Brasil.

Fernando Luiz Tobias, Universidade de Vila Velha (UVV), Vila Velha, ES.

Médico Veterinário, doutor em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), professor do curso de medicina veterinária da universidade de vila velha (UVV), Vila Velha, ES – Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-22

Como Citar

Pereira Andrade, E., Covre, C., Travassos Beltrame, R., & Tobias, F. L. (2017). Avaliação comparativa de resposta a tuberculinização em ovinos. UNESC Em Revista, 1(1), 13–23. https://doi.org/10.54578/unesc.v1i1.12

Edição

Seção

Artigos