COMPLICAÇÕES MATERNAS ASSOCIADAS À INFECÇÃO POR SARS-CoV-2: UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Thalita Cossuol de Souza Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Jackelyne Lopes Silva Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Fábio ´Ramos de Souza Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Resumo

A gravidez é um estado fisiológico que predispõe as mulheres às infecções. Além do impacto da infecção por COVID‐19 em mulher grávida, existem preocupações relacionadas ao potencial efeito no resultado fetal. Portanto, as gestantes constituem um grupo que requer atenção especial em relação à prevenção, diagnóstico e manejo. O presente estudo teve por objetivo descrever as repercussões da infecção pelo SARS-CoV-2 durante a gestação. Buscou-se investigar, a partir da literatura disponível em bancos de dados padronizados, os principais sintomas e evolução clínica maternas. Constatou-se que gestantes no final da gestação apresentaram manifestações clínicas semelhantes às não gestantes, com risco de internação em unidade de terapia intensiva, podendo evoluir para estado de doença crítica materna. Risco de sofrimento fetal, parto prematuro, maior taxa de cesariana e ruptura prematura de membranas, foram os desfechos mais encontrados. O estudo levantou preocupações sobre a possibilidade de transmissão vertical do vírus da mãe para o feto. Considerando a escassez de evidências clínicas que permitam estabelecer um consenso sobre o assunto, recomenda-se a realização mais estudos na área para compreensão dos desfechos maternos e repercussões gestacionais.

Biografia do Autor

Thalita Cossuol de Souza, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Enfermeira pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Residente em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Jackelyne Lopes Silva, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Aluna do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Atenção na Terapia Intensiva e Graduada em Nutrição  pelo  Centro  Universitário  do  Espírito  Santo (UNESC).

Fábio ´Ramos de Souza Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Escola Paulista de Medicina. Atualmente Docente, qualidade Professor Doutor pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

de Souza, T. C., Silva, J. L., & Carvalho, F. ´Ramos de S. (2021). COMPLICAÇÕES MATERNAS ASSOCIADAS À INFECÇÃO POR SARS-CoV-2: UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA. UNESC Em Revista, 4(2), 20–32. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/213