EFEITOS PSICOLÓGICOS E PSICOFISIOLÓGICOS CAUSADOS PELO ISOLAMENTO SOCIAL DURANTE UMA PANDEMIA

Autores

  • Daiana Stursa de Queiroz Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Daniel Avancini Sobreira UNESC
  • Angela Regina Binda da Silva de Jesus UNESC

Resumo

Com a ascensão do novo coronavírus da covid-19 a OMS apresentou o distanciamento e o isolamento social como medida sanitária de enfrentamento à pandemia, o que provocou agravamento de condições e sintomas ligados à saúde mental de parte da população. Assim, este trabalho objetiva apresentar um embasamento teórico que elucide os efeitos psicológicos e psicofisiológicos do isolamento social nas pessoas, bem como possíveis medidas que amenizem os impactos negativos provocados por ele. Para isso, foi feito levantamento bibliográfico de artigos que abordam os efeitos do isolamento social relacionado ou não a uma pandemia, em diferentes bases de dados. A literatura analisada evidenciou que o isolamento social é um potencial causador de estresse e ansiedade, os quais podem aumentar gradativamente e mostrar risco à saúde física e mental, podendo-se destacar que o estado de pandemia e as notícias alarmantes relacionadas exercem um efeito potencializador desses sintomas.

Palavras chaves: Pandemia, Isolamento social, Saúde mental.

Biografia do Autor

Daiana Stursa de Queiroz, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, professora e coordenadora do curso de Psicologia do UNESC Campus Colatina.

Daniel Avancini Sobreira, UNESC

Graduando do curso de Psicologia do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC Campus Colatina.

Angela Regina Binda da Silva de Jesus, UNESC

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, professora do UNESC Campus Colatina.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

de Queiroz, D. S., Sobreira, D. A., & Jesus, A. R. B. da S. de. (2021). EFEITOS PSICOLÓGICOS E PSICOFISIOLÓGICOS CAUSADOS PELO ISOLAMENTO SOCIAL DURANTE UMA PANDEMIA. UNESC Em Revista, 4(2), 143–159. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/261