AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DE RAÇÕES SECAS PARA CÃES

Autores

  • Sayonara Piontkovsky Calzi Centro Universitário do Espírito Santo
  • Nayara Oliveira Perin Centro Universitário do Espírito Santo
  • Jéssica Mauro Centro Universitário do Espírito Santo
  • Linda Christian Carrijo Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo

Resumo

Atualmente discute-se a importância dos nutrientes e qualidade da alimentação para a saúde animal. Este trabalho tem como objetivo a avaliação da composição de rações e a presença de nutrientes como carboidratos, lipídeos, minerais, proteínas e vitaminas. Foram avaliados trinta e dois tipos de rações para cães de médio porte, sendo trinta e um transgênicos e uma natural. Observou-se que essas rações têm 15,5% a 26,0% de proteína, 1,3% a 12,0% de matéria mineral, e que o conteúdo de cálcio está entre 1,0% a 2,5%. A substancia fibrosa foi observada entre 1,3% e 4,0% e o ferro na quantidade de 30 mg a 170 mg. Algumas composições sugerem menor necessidade de complementações na dieta, apresentando, por exemplo, quantidades suficientes de ômega 3 e 6. Estes componentes, bem como o Ferro e o Sódio não foram mencionados em alguns rótulos. Esta pesquisa ressalta a importância da especificação completa de macro e micronutrientes presentes nas rações, a fim de fornecer embasamento para melhor escolha de acordo com o estado de saúde e metabolismo do cão.

Biografia do Autor

Sayonara Piontkovsky Calzi, Centro Universitário do Espírito Santo

Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Castelo Branco (2007-2010),graduanda em Medicina Veterinária pelo Unesc- corpus Colatina (2017-2021) integrante da Liga Acadêmica de Clínica de pequenos animais (2019-2021) e Liga Acadêmica de Cirurgia de pequenos animais(2019-2021)

Nayara Oliveira Perin, Centro Universitário do Espírito Santo

Médica Veterinária, atualmente plantonista na Clínica Veterinária MaxPet. Bacharel em Medicina Veterinária no Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC (2017/2021). Tem como principal interesse para atuação profissional o seguinte tema: Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Monitora bolsista de Microbiologia aplicada à Medicina Veterinária (2019/02). Técnica Agrícola com habilitação para atuar na área de Agropecuária, formada no Instituto Federal do Espírito Santo - IFES - Campus Itapina. (2014/2016). 

Jéssica Mauro, Centro Universitário do Espírito Santo

Acadêmica de Enfermagem no Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Linda Christian Carrijo Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo

Prêmio CAPES de Tese em Biotecnologia. Pós-Doutorado na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP), com linhas de pesquisa sobre patofisiologia da superfície ocular e biomarcadores aplicados à medicina personalizada. Pós-Doutorado pelo Centro de Toxinologia Aplicada (CAT/CEPID-FAPESP) do Instituto Butantan, Laboratório de Bioquímica e Biofísica, com atuação em coagulação e fibrinólise, caracterização de biomoléculas e modulação de respostas celulares, com foco em inovação farmacêutica, patentes e ensaios pré-clínicos. Doutorado em Ciências, especialidade Biotecnologia, pela Universidade de São Paulo (USP), tese desenvolvida sobre a clonagem e produção de proteínas recombinantes com escalonamento em biorreatores (upstream e downstream com normas GLP/GMP), desenho de peptídeos sintéticos, caracterização de enzimas pró-coagulantes importantes no envenenamento humano, e screening de novos agentes terapêuticos. Graduada em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura plena) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Iniciação científica na UFES, atuando na purificação e caracterização de proteínas e fisiologia do envenenamento por toxinas animais. Formação profissionalizante em Educação. Professora afiliada da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, coordenou o Laboratório de Hemostasia Ocular e Biomarcadores (LHO-B). Certificação na formação de gestores em pesquisa pela FELASA (Federation of European Laboratory Animal Science Associations) e COBEA (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal). Professora do curso de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo. Parecerista do UNESC em Revista (ISSN 2527-0168) desde o ano de 2020. Atuação profissional com interesse nos temas: educação em saúde, sustentabilidade, inovação, fisiopatologia, biologia celular e molecular, proteínas, venenos e toxinas animais, hemostasia, medicina de precisão, diagnóstico, terapêutica e promoção da qualidade de vida, bem-estar e saúde humana.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Piontkovsky Calzi, S., Oliveira Perin, N., Mauro, J., & Christian Carrijo Carvalho, L. (2022). AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DE RAÇÕES SECAS PARA CÃES. UNESC Em Revista, 5(2), 67–78. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/297

Edição

Seção

Artigos