AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA (1996 A 2018)

Autores

  • Rayner Raulino e Silva Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
  • Mirian Barbosa Rodrigues Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC - Campus Serra)
  • Anna Lívia Ferreira da Silva Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v6i2.342

Resumo

Compreendemos que a Educação Infantil etapa da Educação Básica brasileira é uma conquista dos movimentos sociais e como tal advém de um processo sócio-histórico. Entretanto, é uma conquista recente e está em intensas mudanças, entre essas mudanças, está na significação do processo avaliativo. Por isso, esse artigo tem como objetivo analisar como os documentos legais abordam sobre a avaliação na Educação Infantil. Tendo como fio metodológico a pesquisa documental por analisar seis documentos normativos que são datados de 1996 a 2018 que influenciaram mudanças no contexto educacional brasileiro. Esses documentos que fazem parte desse estudo refletem um olhar que demarca uma noção de sociedade, indivíduo e educação. Nesse processo analítico concluímos que a escola e seus professores compreendam a avaliação como um processo contínuo que deve levar em conta o desenvolvimento da criança diretamente ligado à própria prática pedagógica bem como o seu próprio desenvolvimento levando em comparação a criança nela mesmo.

Biografia do Autor

Rayner Raulino e Silva, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Professor do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC/Serra, Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Educação - PPGE/UFES e Graduado em Pedagogia.

Mirian Barbosa Rodrigues, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC - Campus Serra)

Acadêmica do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) – campus Serra.

Anna Lívia Ferreira da Silva, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC.

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

Raulino e Silva, R., Rodrigues, M. B. ., & Ferreira da Silva, A. L. (2023). AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA (1996 A 2018). UNESC Em Revista, 6(2), 12–27. https://doi.org/10.54578/unesc.v6i2.342

Edição

Seção

Artigos