AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA (1996 A 2018)
DOI:
https://doi.org/10.54578/unesc.v6i2.342Resumo
Compreendemos que a Educação Infantil etapa da Educação Básica brasileira é uma conquista dos movimentos sociais e como tal advém de um processo sócio-histórico. Entretanto, é uma conquista recente e está em intensas mudanças, entre essas mudanças, está na significação do processo avaliativo. Por isso, esse artigo tem como objetivo analisar como os documentos legais abordam sobre a avaliação na Educação Infantil. Tendo como fio metodológico a pesquisa documental por analisar seis documentos normativos que são datados de 1996 a 2018 que influenciaram mudanças no contexto educacional brasileiro. Esses documentos que fazem parte desse estudo refletem um olhar que demarca uma noção de sociedade, indivíduo e educação. Nesse processo analítico concluímos que a escola e seus professores compreendam a avaliação como um processo contínuo que deve levar em conta o desenvolvimento da criança diretamente ligado à própria prática pedagógica bem como o seu próprio desenvolvimento levando em comparação a criança nela mesmo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 UNESC em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.