ANÁLISE DA RESISTENCIA A COMPRESSÃO DO CONCRETO PELA INCORPORAÇÃO DE DETERGENTE SINTÉTICO COMO ADITIVO PLASTIFICANTE

Autores

  • Thobias Ribeiro Pessoa Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Endrik Nardotto Rios Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v7i2.366

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo comparar as resistências de 30 corpos de prova moldados com concretos de cimento Portland com diferentes concentrações, de detergente. Foram 6 corpos-de-prova concretos de cimento Portland referência e 6 corpos-de-prova concretos de cimento Portland com aditivados plastificante. O traço utilizado foi o mesmo para as amostras das 6 (seis) dosagens estudadas. O concreto referência de cimento Portland foi moldado com concreto sem a mistura de nenhum aditivo as dosagens 01 a 05 de corpos de prova recebeu a adição de detergente sintético diferentes e, por fim, a última dosagem o Concreto com aditivo plastificante. Todos os corpos de prova foram realizados os ensaios de slump test para análise do abatimento do concreto de cada dosagem. Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova e NRB NM 67(1997): Concreto: A moldagem dos corpos de prova e os ensaios de slump test foram feitos conforme as normas NBR 5738(2013): Concreto: A consistência pelo abatimento do tronco de cone, respectivamente, com auxílio de equipamentos do laboratório de construção civil da Unesc-Polo Colatina. Após a moldagem, os corpos de prova permaneceram armazenados em tanques com água até atingir a cura de 28 dias, para posteriormente serem rompidos com auxílio de prensa automatizada da marca EMIC modelo: PC200c. Analisando os resultados das resistências dos corpos-de-prova, pôde-se observar que as resistências das dosagens 1 a 5 foram inferior a dosagem do concreto referência, porém a plasticidade dessas dosagens (1 a 5) foi diretamente proporcional a quantidade de detergente aplica no concreto.

Biografia do Autor

Thobias Ribeiro Pessoa, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando em Engenharia Civil pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)

Endrik Nardotto Rios, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduação (2004) e Mestrado em Engenharia Civil (2007) pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa. Atuou como Professor Substituto na Universidade Federal de Juiz de Fora, bem como na função de Engenheiro Civil na empresa Tubonews Construção e Montagem Ltda., prestando serviços para a Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN, em Santa Teresa - ES (período de 18 meses). Atualmente é Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Campus Colatina - ES e atua na elaboração de Projetos complementares da construção civil. 

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Pessoa, T. R., & Nardotto Rios, E. (2023). ANÁLISE DA RESISTENCIA A COMPRESSÃO DO CONCRETO PELA INCORPORAÇÃO DE DETERGENTE SINTÉTICO COMO ADITIVO PLASTIFICANTE. UNESC Em Revista, 7(2), 34–48. https://doi.org/10.54578/unesc.v7i2.366

Edição

Seção

Artigos