ACIDENTES DE TRÂNSITO DECORRENTES DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE: CULPA CONSCIENTE OU DOLO EVENTUAL?

Autores

  • Alexandre Jacob Faculdade Unida de Vitória (FUV)
  • Carolayne Santos Monte Faculdade de Ensino Superior de Linhares

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v7i2.394

Resumo

Diante da linha tênue existente entre o dolo eventual e a culpa consciente, o objetivo geral do presente trabalho é identificar como judiciário brasileiro tem se posicionado nos julgamentos dos casos de acidentes de trânsito em decorrência de embriaguez do condutor na direção de veículo automotor. Apontando se o posicionamento majoritário entende que a conduta do autor será sempre praticada com dolo eventual, ou, se diferentemente, há possibilidade de o agente realizar a conduta com culpa consciente. Trata-se de uma pesquisa no campo do Direito Penal realizada através da pesquisa e levantamento bibliográfico, legislativo e jurisprudencial. Conceitua os institutos penais e demonstra as diferenças entre o dolo eventual e a culpa consciente no campo prático. Apresenta os critérios que têm sido adotados pelo Poder Judiciário para a efetiva punição da infração penal. Conclui que mesmo diante dos critérios ainda há demanda por uma legislação explicativa que promova maior segurança jurídica ao operador do Direito, evitando injustiças.

Biografia do Autor

Alexandre Jacob, Faculdade Unida de Vitória (FUV)

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Especialista em Direito Civil pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Especialista em Supervisão, orientação e gestão escolar pela Faculdade Castelo Branco (FCB). Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV).

 

 

Carolayne Santos Monte, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Bacharel em Direito pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Jacob, A., & Santos Monte, C. (2023). ACIDENTES DE TRÂNSITO DECORRENTES DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE: CULPA CONSCIENTE OU DOLO EVENTUAL?. UNESC Em Revista, 7(2), 1–16. https://doi.org/10.54578/unesc.v7i2.394

Edição

Seção

Artigos