ADAPTAÇÃO ACADÊMICA VIVENCIADA POR ALUNOS INGRESSANTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO COM CURRÍCULO INOVADOR

Autores

  • Amanda Ribeiro Farias Brum Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Vanessa Galhardo Milanezi Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Mariana Rambaldi Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v8i1.411

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar fatores que interferem na adaptação dos estudantes ingressantes com currículo inovador. Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa com ênfase nos alunos ingressantes de uma Faculdade no interior do Espírito Santo. Foi utilizado o Questionário de Vivências Acadêmicas, versão reduzida – QVA-r, constituído por 55 itens e 5 dimensões: pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Os dados foram apurados por meio de procedimentos estatísticos com o auxílio do software JASP 0.17.2.1. O estudo foi realizado com 199 alunos e os cursos abordados foram: Sistema de Informação, 2,5% (n = 5), Enfermagem, 6,0% (n = 12), Psicologia, 30,7% (n = 61), Administração, 2.0% (n = 4), Direito, 1.0% (n = 2), Farmácia, 2,5% (n = 5), Fisioterapia, 9.0% (n = 18), Medicina, 2,5% (n = 5), Medicina Veterinária, 19,6% ( n = 39), Nutrição, 3,5% (n = 7), Odontologia, 20,6% (n = 41), sendo 67,8% (n = 135) do gênero feminino, 30,7% (n = 61) do gênero masculino e 1,5% (n = 3) não binário. Estudantes de Medicina e Fisioterapia tiveram o maior índice de adaptação na dimensão Carreira e Institucional. É possível afirmar que os recursos de aprendizagem contribuem para o bem-estar psicológico dos estudantes, assim como sentimentos e apreciação pela faculdade parecem estar ligados às expectativas dos estudantes. Percebe-se destaque na adaptação em relação as dimensões Carreira e Institucional. Confirma-se resultados positivos com a implementação do currículo inovador.

Biografia do Autor

Amanda Ribeiro Farias Brum, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Vanessa Galhardo Milanezi, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário do Espírito Santo- UNESC

Mariana Rambaldi, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2016), Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2020). Atualmente é doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Ribeiro Farias Brum, A., Galhardo Milanezi, V., & Rambaldi, M. (2024). ADAPTAÇÃO ACADÊMICA VIVENCIADA POR ALUNOS INGRESSANTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO COM CURRÍCULO INOVADOR. UNESC Em Revista, 8(1), 1–16. https://doi.org/10.54578/unesc.v8i1.411

Edição

Seção

Artigos