BEM-ESTAR ANIMAL E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA QUANTO AO USO DE ANIMAIS VIVOS EM AULAS PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.54578/unesc.v1i2.18Palavras-chave:
bem estar animal, modelo substituto, estresseResumo
O presente estudo teve como objetivo a confecção de um modelo substituto sintético a base de silicone e tubos de látex para avaliar a percepção sobre bem-estar animal, o conhecimento e a receptividade dos alunos sobre a possível adoção de novas técnicas no meio acadêmico. Foram aplicados questionários aos alunos do 6° período do curso de medicina veterinária de uma instituição privada de ensino antes e após a apresentação do modelo substituto. O questionário foi avaliado de modo qualiquantitativo a partir do método de análise de conteúdo da resposta e porcentagens. Foi possível identificar que os alunos possuíam uma avaliação pouco concisa sobre “o que é bem-estar animal”. Sobre a adoção de novas técnicas no meio acadêmico, 87,50% dos alunos demonstram receptividade frente a novas técnicas que possam diminuir a utilização de animais vivos. Destes 81,25% dos alunos aceitariam o modelo apresentado para que pudessem treinar primeiramente antes de utilizarem o modelo animal vivo, sendo de grande valia para os treinamentos práticos e inserir no meio acadêmico a ética e o respeito aos animais.
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