BEM-ESTAR ANIMAL E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA QUANTO AO USO DE ANIMAIS VIVOS EM AULAS PRÁTICAS

Authors

  • João Luiz Bermond Junior Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Danieli Rankel Fernandes Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC http://orcid.org/0000-0002-9964-5516
  • Renato Travassos Beltrame Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v1i2.18

Keywords:

bem estar animal, modelo substituto, estresse

Abstract

O presente estudo teve como objetivo a confecção de um modelo substituto sintético a base de silicone e tubos de látex para avaliar a percepção sobre bem-estar animal, o conhecimento e a receptividade dos alunos sobre a possível adoção de novas técnicas no meio acadêmico. Foram aplicados questionários aos alunos do 6° período do curso de medicina veterinária de uma instituição privada de ensino antes e após a apresentação do modelo substituto. O questionário foi avaliado de modo qualiquantitativo a partir do método de análise de conteúdo da resposta e porcentagens. Foi possível identificar que os alunos possuíam uma avaliação pouco concisa sobre “o que é bem-estar animal”. Sobre a adoção de novas técnicas no meio acadêmico, 87,50% dos alunos demonstram receptividade frente a novas técnicas que possam diminuir a utilização de animais vivos. Destes 81,25% dos alunos aceitariam o modelo apresentado para que pudessem treinar primeiramente antes de utilizarem o modelo animal vivo, sendo de grande valia para os treinamentos práticos e inserir no meio acadêmico a ética e o respeito aos animais. 

Published

2018-03-09

How to Cite

Bermond Junior, J. L., Rankel Fernandes, D., & Beltrame, R. T. (2018). BEM-ESTAR ANIMAL E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA QUANTO AO USO DE ANIMAIS VIVOS EM AULAS PRÁTICAS. UNESC Em Revista, 1(2), 1–12. https://doi.org/10.54578/unesc.v1i2.18

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)