ANÁLISE DA VIABILIDADE DA ADIÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM BLOCO DE ALVENARIA

  • Marcos de Jesus Oliveira Filho Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Endrik Nardotto Rios Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Resumo

Com o aumento da preocupação ambiental e considerando a grande quantidade de resíduos gerados pela construção civil, essa pesquisa propõe um método de produção sustentável. Visando avaliar o desempenho do reaproveitamento dos resíduos da construção civil beneficiadas em formato de brita do tipo 0 para a confecção de blocos de concreto simples sem função estrutural com substituição parcial da areia por brita reciclada nos percentuais de 5%, 10%, 20%, observou-se que mesmo que os blocos não tenham atendido o mínimo de resistência característica exigida por norma, os resultados em todos os percentuais de substituição progrediram e para o percentual de absorção, o de 5% de substituição apresentou o melhor resultado.

Biografia do Autor

Marcos de Jesus Oliveira Filho, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
Engenheiro Civil pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC.
Endrik Nardotto Rios, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
Mestre em Engenharia Civil pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa. Professor e Coordenador Adjunto do curso de Engenharia Civil do UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo, Câmpus Colatina (ES) e atua na elaboração de projetos complementares da construção civil.
Publicado
2021-09-09
Como Citar
Oliveira Filho, M., & Rios, E. (2021). ANÁLISE DA VIABILIDADE DA ADIÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM BLOCO DE ALVENARIA. Unesc Em Revista, 5(1), 77-90. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/222
Seção
Artigos