AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO CALOR EXEPERIMENTADA POR OPERADORES DE CALDEIRAS A LENHA

Autores

  • Edimar Natali Monteiro Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Carlos Marcelo Pereira Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Endrik Nardotto Rios Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v2i1.46

Palavras-chave:

risco ambiental, insalubridade, aposentadoria especial, IBUTG.

Resumo

São vários os riscos ambientais aos quais um trabalhador pode estar exposto em seu ambiente laboral, dentre eles o calor. Esse agente físico pode desencadear muitos efeitos adversos em seu organismo tais como desidratação, câimbras, edemas, choque térmico, exaustão, insolação. Na pesquisa em apreço procedeu-se uma avaliação quantitativa da exposição ocupacional ao referido agente físico experimentada por um operador de caldeira à lenha que labora em uma indústria alimentícia localizada no município de Colatina/ES. A metodologia adotada para a caracterização da exposição ao calor foi aquela definida pelo Anexo n.º 3 da Norma Regulamentadora n.º 15 do Ministério do Trabalho, ao passo que os procedimentos empregados para a realização das medições foram norteados pela Norma de Higiene Ocupacional n.º 06 da Fundacentro. Os resultados mostraram que as condições observadas expõem o trabalhador a uma carga térmica acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho. Por fim, medidas de controle foram propostas de acordo com a hierarquia estabelecida pela regulamentação desse órgão governamental.

Biografia do Autor

Edimar Natali Monteiro, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES, 2017), possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Brasileira (MULTIVIX, 2017), especialização em Engenharia e Gerenciamento de Manutenção pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2015) e graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC, 2014). Na área acadêmica trabalha como professor-coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Centro Universitário do espírito Santo - UNESC, onde também atua como professor dos cursos de Engenharia Mecânica e Civil. 

Carlos Marcelo Pereira, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC MG (1989). Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina FICAB (1996), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdades Unidas de Suzano (2010) e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2002). Atualmente atua como coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica e professor do UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo

Endrik Nardotto Rios, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Mestrado em Engenharia Civil (2007) pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa. Atuou como Professor Substituto na Universidade Federal de Juiz de Fora, bem como na função de Engenheiro Civil na empresa Tubonews Construção e Montagem Ltda., prestando serviços para a Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN, em Santa Teresa - ES (período de 18 meses). Atualmente é Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Campus Colatina - ES e atua na elaboração de Projetos complementares da construção civil.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Monteiro, E. N., Pereira, C. M., & Rios, E. N. (2018). AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO CALOR EXEPERIMENTADA POR OPERADORES DE CALDEIRAS A LENHA. UNESC Em Revista, 2(1), 34–50. https://doi.org/10.54578/unesc.v2i1.46

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)