RELAÇÃO ENTRE SARS-COV-2 E MANIFESTAÇÕES SEVERAS NA POPULAÇÃO IDOSA

Autores

  • Tatiani Bellettini-Santos Centro Universitário do Espírito Santo UNESC https://orcid.org/0000-0003-4302-1197
  • Lia Drago Riguette Broseghini Centro Universitário do Espírito Santo UNESC
  • Nilra Beatriz Pereira Dias Ribeiro Centro Universitário do Espírito Santo UNESC
  • Pedro Coser Zanoni Centro Universitário do Espírito Santo UNESC
  • Pedro Henrique Equer Picoli Centro Universitário do Espírito Santo UNESC
  • Sofia Rodrigues Colombo Centro Universitário do Espírito Santo UNESC
  • Thagliany Camilo Nery Centro Universitário do Espírito Santo UNESC

Resumo

Em fevereiro de 2020, cientistas chineses isolaram o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19. A doença é caracterizada por sintomas respiratórios que variam de casos leves até manifestações potencialmente letais que requerem cuidado intensivo, além de achados laboratoriais condizentes com desregulação do sistema imune. Estudos demonstraram que dentre os fatores de risco a idade avançada é impactante para o aumento da mortalidade por COVID-19. Este trabalho trata-se de uma revisão integrativa que buscou levantar dados disponíveis na literatura que descrevam a manifestação da doença no organismo da pessoa idosa. Com isso, foi observado que a COVID-19 se agrava em associação à comorbidades e às alterações fisiológicas da senescência, como a desregulação do sistema imunológico e a perda das capacidades adaptativas orgânicas, predispondo maior risco de agravamento do quadro desses pacientes.

Palavras-Chave: Inflamação, envelhecimento, COVID-19, multimorbidade.

Biografia do Autor

Tatiani Bellettini-Santos, Centro Universitário do Espírito Santo UNESC

Possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) (2010). Mestrado em Educação (2014) e Doutorado em Ciências da Saúde (2018) pela UNESC/SC. Atua como Professora e Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). É membro do corpo editorial da Revista Unesc em Revista - ISSN: 2527-0168. Tem experiência em Pesquisa em Educação e Saúde com ênfase em Estudos de Sexualidade na Educação de Jovens e Adultos, em Neurociências com ênfase em Envelhecimento, Fisiopatologia e Bioquímica de Doenças Neurodegenerativas, Inflamação, Estresse Oxidativo, Neurorregulação e Disfunção Mitocondrial e em Epidemiologia de doenças infecciosas. ParticipaFaz parte dos dos grupos de Pesquisa CNPq: 1-Laboratório Materiais Avançados da UFSC/SC, 2- Escola de Saúde Coletiva da UFSC/SC e Doenças Neurodegenerativas no Laboratório de Neurologia Experimental da UNESC/SC. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão no UNESC/ES e em parceria com a UFSC/SC e UNESC/SC. Atua como orientadora de trabalhos acadêmicos no UNESC/ES e coorientadora na UFSC/SC e na UNESC/SC. Coordena o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da COVID-19 do UNESC/ES. É professora integrante do Comitê Local de Prevenção Coronavírus (COVID-19) UNESC Campus Colatina. Faz parte do corpo docente dos Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos de Graduação em Psicologia, Graduação em Odontologia e Graduação em Medicina Veterinária do UNESC/ES.

Lia Drago Riguette Broseghini, Centro Universitário do Espírito Santo UNESC

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2020). Especialista em Atenção Primária à Saúde pelo Centro Universitário de Espírito Santo - UNESC/Secretaria do Estado da Saúde - SESA (2011) e em Epidemiologia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2017). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do ES - UNESC (2008). Graduada Estética e Cosmética pelo Centro Universitário de Espírito Santo - UNESC (2013). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Professora dos Cursos de Medicina e Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário de Espírito Santo - UNESC. Tem experiência na Área de Saúde, com ênfase em Enfermagem e Saúde Pública; na Área de Estética e Cosmética, com ênfase em Estética Corporal.

Nilra Beatriz Pereira Dias Ribeiro, Centro Universitário do Espírito Santo UNESC

Possui Ensino Médio Completo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo(2017). Atualmente é aluna do Curso de Medicina no Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC. UNESC. É aluna de Iniciação Científica em Ciências da Sáude no UNESC/ES, sob a orientação das professoras Dra. Tatiani Bellettini dos Santos e MSc. Lia Drago Riguette Broseghini.

Pedro Coser Zanoni, Centro Universitário do Espírito Santo UNESC

Possui Ensino Médio Completo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo(2018). Atualmente é aluno no Curso de Medicina no Centro Universitário do Espírito Santos - UNESC. É aluno de Iniciação Científica em Ciências da Sáude no UNESC/ES, sob a orientação das professoras Dra. Tatiani Bellettini dos Santos e MSc. Lia Drago Riguette Broseghini.

Pedro Henrique Equer Picoli, Centro Universitário do Espírito Santo UNESC

Frequentou o curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Colatina. Atualmente é aluno do Centro Universitário do Espírito Santo, matriculado no curso de medicina.  É aluno de Iniciação Científica em Ciências da Sáude no UNESC/ES, sob a orientação das professoras Dra. Tatiani Bellettini dos Santos e MSc. Lia Drago Riguette Broseghini. Busca experiências de estágio profissional.

Sofia Rodrigues Colombo, Centro Universitário do Espírito Santo UNESC

Possui Ensino Médio Completo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo(2017). Atualmente é aluna do Curso de Medicina no Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC. UNESC. É aluna de Iniciação Científica em Ciências da Sáude no UNESC/ES, sob a orientação das professoras Dra. Tatiani Bellettini dos Santos e MSc. Lia Drago Riguette Broseghini.

Thagliany Camilo Nery, Centro Universitário do Espírito Santo UNESC

Possui Ensino Médio completo pelo Centro Educacional Charles Darwin(2011). Atualmente é aluna do Curso de Medicina no Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC. UNESC. É aluna de Iniciação Científica em Ciências da Sáude no UNESC/ES, sob a orientação das professoras Dra. Tatiani Bellettini dos Santos e MSc. Lia Drago Riguette Broseghini.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Bellettini-Santos, T., Drago Riguette Broseghini, L., Pereira Dias Ribeiro, N. B., Coser Zanoni, P., Equer Picoli, P. H., Rodrigues Colombo, S., & Camilo Nery, T. (2021). RELAÇÃO ENTRE SARS-COV-2 E MANIFESTAÇÕES SEVERAS NA POPULAÇÃO IDOSA. UNESC Em Revista, 4(2), 35–51. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/256