OS FAZERES E AS DESCOBERTAS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Karolayne Medeiros da Silva Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Isabele Santos Eleotério

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v6i1.290

Resumo

A formação acadêmica é sustentada por três pilares, ensino, pesquisa e extensão que se complementam no processo de aprendizagem do estudante, unindo conhecimento e experiência. Por meio da iniciação científica o aluno tem a oportunidade de aprimorar seu aprendizado através da pesquisa acadêmica e será estimulado a refletir sobre os conteúdos adquiridos, impulsionando o exercício do senso crítico. Contudo, diante de uma pandemia, o cenário do ensino se transforma devido a dificuldades e limitações no campo da pesquisa científica. A partir disso, o objetivo deste artigo é abordar a vivência do estudante em tempos de pandemia, destacando a importância da pesquisa na graduação e na vida profissional, propondo uma atualização das produções em Psicologia Social Comunitária na Região Norte do país no período de 2000 a 2020. O método base para a produção deste artigo é a pesquisa bibliográfica. Ademais, a análise mostrou que o fechamento das universidades como consequência do COVID-19 afetou a produção de projetos acadêmicos. Em contraponto, trouxe alternativas para a continuidade das atividades complementares realizadas de forma online, possibilitando que o aluno participasse de palestras e congressos, nacionais e internacionais, ampliando o acesso a essas modalidades de divulgação científica. No que concerne à execução do projeto de pesquisa, percebeu-se que há uma pequena quantidade de teses em Psicologia Social Comunitária na Região Norte do país, sendo encontradas no estado do Pará, apenas duas teses nesta área.

Biografia do Autor

Karolayne Medeiros da Silva, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmica do Curso de Psicologia do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC.

Isabele Santos Eleotério

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo (1990) e em Psicologia (1997), Mestrado (2000) e Doutorado (2018) em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Especialização em Teoria e Prática Junguiana (2010) pela Universidade Veiga de Almeida. Atua como docente, supervisora, orientadora e pesquisadora em Processos Psicossociais, Psicologia Comunitária, Avaliação Psicológica e Psicologia Analítica. É docente nas faculdades Multivix-Vitória e FAVI.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

da Silva, K. M., & Eleotério, I. S. (2022). OS FAZERES E AS DESCOBERTAS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19. UNESC Em Revista, 6(1), 54–68. https://doi.org/10.54578/unesc.v6i1.290

Edição

Seção

Artigos