A DIGNIDADE DO CADÁVER DESCONHECIDO ENQUANTO MATERIAL DE ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA

Autores

  • Sthefany Bulerjahn Gonçalves UNESC- Centro Universitário do Espírito Santo
  • Angela Regina Binda da Silva de Jesus Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Luciano Azevedo Duarte Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Resumo

O presente estudo alude ao singular e insubstituível material de estudo das Ciências Anatômicas: o cadáver. Em especial, discutir-se-á no tocante ao tratamento dado a esse corpo sem vida, levando em consideração a sua condição de indigente. O objetivo dessa pesquisa consiste em proporcionar uma reflexão a respeito da dignidade dos cadáveres utilizados nos centros anatômicos enquanto modelo experimental. Para tanto, o modelo de pesquisa realizado consiste em uma Revisão Bibliográfica. Ao fim desse estudo, conclui-se que o cadáver indigente, que em vida provavelmente foi invisível, hoje contribui para a sociedade na formação de novos profissionais da saúde e por esse papel se torna mais digno do que talvez jamais conseguiu ser, demonstrando então o seu valor e merecendo o mais alto grau de respeito.

Biografia do Autor

Luciano Azevedo Duarte, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997). Especialista em Anatomia Humana pela FAESA (ES). Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente no Centro Universitário Anhanguera de Niterói. Professor do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, ministrando a disciplina de Anatomia Humana aos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia, bem como Fisiologia Humana para o curso de Educação Física, Próteses e órteses e Neuroanatomia Funcional para Fisioterapia.. Professor responsável pelo Programa de Monitoria da disciplina Anatomia Humana dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC. Professor atuante no procedimento de dissecação dos cadáveres disponíveis do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC. Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia desde 2005.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Gonçalves, S. B., Binda da Silva de Jesus, A. R., & Duarte, L. A. (2022). A DIGNIDADE DO CADÁVER DESCONHECIDO ENQUANTO MATERIAL DE ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA. UNESC Em Revista, 5(2), 51–66. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/337

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)