UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INQUÉRITOS DE SAÚDE BUCAL E CÁRIE NAS BASES SCOPUS E WEB OF SCIENCE ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v6i1.340

Resumo

Agravos que acometem a saúde bucal são objetos de estudos epidemiológicos por suas altas prevalências e gravidades. A cárie dentária é considerada a doença bucal mais comum na população mundial. O conhecimento da situação epidemiológica contribui na formulação de políticas públicas, na oferta e execução dos serviços de saúde bucal de uma comunidade. O objetivo do presente estudo foi realizar uma análise bibliométrica das produções científicas sobre os inquéritos de saúde bucal e cárie entre os anos de 2010 e 2021. Os artigos foram selecionados nas bases Scopus e Web of Science e a estratégia de busca delimitou-se aos Descritores em Ciências da Saúde de busca (DeCS) “dental caries”, “oral health” e “dental health surveys”. A busca resultou em 906 artigos e o software RStudio® garantiu a extração, manipulação e fornecimento de resultados técnicos sobre os inquéritos de saúde bucal da produção científica mundial. Considerando o país do autor correspondente, o Brasil lidera a produção científica, a Arábia Saudita é destaque nas pesquisas com cooperação internacional e fica clara a predileção dos autores pela fonte de publicação “Community Dentistry and Oral Epidemiology”. A estrutura conceitual demonstrou a força de integração entres autores e fontes de publicação, a estrutura intelectual revelou a rede de cocitação e a história das investigações, e a estrutura social revelou redes colaborativas entre autores, instituições e países. Portanto, a bibliometria permite uma análise estruturada do grande volume de informações da ciência, contribui para a revisão das investigações anteriores e apresenta a direção das futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Geraldo Soprani Júnior, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando do curso de odontologia no Centro Universitário do Espírito Santo- UNESC. Graduado em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e Pós-graduação Lato-Sensu em Gestão de Segurança Pública pela Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo. Ocupante do Quadro Permanente da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo.

Ramon Patrick Oliveira Rocha, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduado em Odontologia (2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Saúde Coletiva, área de concentração: Epidemiologia, pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFES. Suas linhas de pesquisas abordam os temas: Educação e Saúde Materno-Infantil, Saúde Coletiva, Qualidade de Vida, Câncer de boca e Perda dentária. Tem estágio em docência realizado na disciplina de Interdisciplinaridade em paciente infantil no curso de Odontologia da UFES. Atualmente é professor voluntário no departamento de clínica odontológica da UFES,professor de Odontologia e Saúde Coletiva I e III no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) e membro da 1ª Câmara de ética do CRO-ES. Especialização em Odontopediatria na Associação Brasileira de Odontologia - ES em andamento e atua como Cirurgião-dentista, clínico geral, no serviço de saúde privado na Serra-ES e Vila Velha-ES.

Sandro Basso Bitencourt, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Professor do  curso de Odontologia no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2012), Especialização em Prótese Dentária pela FACSETE (2015), Mestrado (2017) e Doutorado (2021) em Prótese Dentária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FOA/UNESP). Atualmente é Professor Substituto - Prótese Dentária da Universidade Federal de Juiz de Fora - Governador Valadares e professor do Centro Universitário do Espírito Santo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Materiais Odontológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, cerâmica, prótese dentária fixada por implante, surface properties e bruxismo.

Natália Almeida Bastos Bitencourt, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Doutora e mestre na área de Dentística no Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos da Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP (Conceito CAPES 6), foi bolsista CNPq. Atualmente, é Professora no curso de Graduação de Odontologia do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC (2021), atuando nas áreas de Dentística e Clínica Integrada. Participou do programa de doutorado sanduíche na Universidade de Toronto (CAPES-Print), no ano de 2019-2020. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Esteve ligada ao Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2010-2011) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da UFES com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2013-2014). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística e Materiais Odontológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Cerâmicas Odontológicas e Hipersensibilidade dentinária.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Júnior, G. S., Rocha, R. P. O., Bitencourt, S. B., & Bitencourt, N. A. B. (2022). UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INQUÉRITOS DE SAÚDE BUCAL E CÁRIE NAS BASES SCOPUS E WEB OF SCIENCE ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2021. UNESC Em Revista, 6(1), 18–33. https://doi.org/10.54578/unesc.v6i1.340

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)