QUALIDADE DO SONO E SONOLÊNCIA ENTRE ESTUDANTES INICIANTE DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Natália Almeida Bastos Bitencourt Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares/MG, Brasil.
  • João Baptista Dallapicula Netto Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)
  • Ramon Patrick Oliveira Rocha Faculdade Multivix, Vitória, ES, Brasil
  • Sandro Basso Bitencourt Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares/MG, Brasil
  • Manoelito Ferreira Silva-Junior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v7i1.362

Resumo

Devido a grande carga horária e exigência de alto rendimento entre estudantes de odontologia, os transtornos do sono são comuns, principalmente nos anos iniciais do curso. Esses transtornos podem ser exacerbados com fatores externos, como durante a pandemia de Covid-19. O objetivo do estudo foi associar os fatores sociodemográficos e
acadêmicos com qualidade do sono e sonolência entre estudantes iniciantes de odontologia de uma instituição privada durante a pandemia de Covid-19. O estudo transversal e analítico teve coleta de dados on-line, entre os meses novembro e dezembro de 2021, com alunos regularmente matriculados no 1º, 2º e 3º ano do Curso
de Graduação em Odontologia do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Colatina (ES), Brasil. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionário sociodemográfico e acadêmico, qualidade do sono (índice de qualidade do sono de Pittsburg) e sonolência (escala de sonolência de Epworth). a análise foi feita por meio de  frequências absolutas (n) e relativas (%) e pelo teste Qui-quadrado ou exato de Fisher (p<0,05). participaram 115 acadêmicos. O distúrbio no sono teve prevalência de 39,1% e a sonolência anormal foi de 88,7%. Alunos do terceiro ano tiveram maior prevalência de qualidade ruim do sono, e os do segundo ano tiveram maior distúrbio do sono (p=0,03). Conclui-se que houve alta prevalência de má qualidade do sono e sonolência anormal, e
associação entre qualidade do sono e o ano de integralização do curso de odontologia.

 

Biografia do Autor

Natália Almeida Bastos Bitencourt, Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares/MG, Brasil.

Professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Campus de Governador Valadares, MG, Brasil.

João Baptista Dallapicula Netto, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)

Acadêmico de Odontologia do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC),

Ramon Patrick Oliveira Rocha, Faculdade Multivix, Vitória, ES, Brasil

Professor de Odontologia da Faculdade Multivix, Vitória, ES, Brasil

Sandro Basso Bitencourt, Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares/MG, Brasil

Professor Assistente da University of Louisville School of Dentistry, Louisville, KY, USA

Manoelito Ferreira Silva-Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié, Brasil

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

Bitencourt, N. A. B., Dallapicula Netto, J. B., Oliveira Rocha, R. P., Basso Bitencourt, S., & Ferreira Silva-Junior, M. (2023). QUALIDADE DO SONO E SONOLÊNCIA ENTRE ESTUDANTES INICIANTE DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. UNESC Em Revista, 7(1), 01–15. https://doi.org/10.54578/unesc.v7i1.362

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