QUALIDADE DO SONO E SONOLÊNCIA ENTRE ESTUDANTES INICIANTE DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.54578/unesc.v7i1.362Resumo
Devido a grande carga horária e exigência de alto rendimento entre estudantes de odontologia, os transtornos do sono são comuns, principalmente nos anos iniciais do curso. Esses transtornos podem ser exacerbados com fatores externos, como durante a pandemia de Covid-19. O objetivo do estudo foi associar os fatores sociodemográficos e
acadêmicos com qualidade do sono e sonolência entre estudantes iniciantes de odontologia de uma instituição privada durante a pandemia de Covid-19. O estudo transversal e analítico teve coleta de dados on-line, entre os meses novembro e dezembro de 2021, com alunos regularmente matriculados no 1º, 2º e 3º ano do Curso
de Graduação em Odontologia do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Colatina (ES), Brasil. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionário sociodemográfico e acadêmico, qualidade do sono (índice de qualidade do sono de Pittsburg) e sonolência (escala de sonolência de Epworth). a análise foi feita por meio de frequências absolutas (n) e relativas (%) e pelo teste Qui-quadrado ou exato de Fisher (p<0,05). participaram 115 acadêmicos. O distúrbio no sono teve prevalência de 39,1% e a sonolência anormal foi de 88,7%. Alunos do terceiro ano tiveram maior prevalência de qualidade ruim do sono, e os do segundo ano tiveram maior distúrbio do sono (p=0,03). Conclui-se que houve alta prevalência de má qualidade do sono e sonolência anormal, e
associação entre qualidade do sono e o ano de integralização do curso de odontologia.
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