DIMENSÃO HISTÓRICA E A APLICAÇÃO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA ESQUIZOFRENIA

Autores

  • Yasmin Folli de Araújo Centro Universitário do Espírito Santo UNESC
  • Mery Helen Buzatto Nogueira Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v6i2.361

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar progressão histórica da loucura e a aplicabilidade da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) em pacientes esquizofrênicos. Trata-se de uma revisão bibliográfica, que compreende artigos publicados nas bases eletrônicas: Scielo, Google Acadêmico, PePSIC, PubMed, Research Portal e Redalyc empregando os descritores: terapia cognitivo-comportamental, psicossocial, esquizofrenia, psicose, história da loucura, , reforma psiquiátrica, farmacologia e seus respectivos sinônimos, nos idiomas português e inglês.  Foram incluídos artigos publicados, teses de mestrado, revistas cientificas, manuais e livros que tratassem do tema e estivessem disponíveis na forma online e física. Ademais, diante a literatura examinada, que discorre sobre o processo de desinstitucionalização propiciados pela Reforma Psiquiátrica, foi possível aferir os avanços significativos na vida do sujeito devido a inserção em centros de apoio psicossocial, que permitem sua reabilitação, reinserção no meio social e a garantia integral no tratamento e universalidade de direitos. Como método interventivo possibilitado pelo manejo psicológico, a TCC auxilia na modificação das estruturas cognitivas e comportamentais do indivíduo, permitindo que as relações interpessoais, autônomas e familiares sejam reintegradas na vida do sujeito esquizofrênico. Tal ciência psicológica, objetiva atuar na diminuição dos sintomas negativos e positivos, alteração de crenças disfuncionais e supervisão de pensamentos e condutas adotadas frente a eventos e agentes estressores-desencadeadores. Dessa forma, conclui-se os benefícios da psicoterapia ao possibilitar o relaxamento do sujeito, a maior adesão ao tratamento farmacológico e menores chances de recaída, promovendo assim, a reabilitação do mesmo e a qualidade de vida tanto do sujeito quanto de sua família.

Biografia do Autor

Yasmin Folli de Araújo, Centro Universitário do Espírito Santo UNESC

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Atualmente é aluna de Iniciação Científica na área de Ciências de Saúde, com projeto voltado ao público de gestantes. É integrante da Liga Acadêmica Interdisciplinar em Ginecologia e Obstetrícia.

Mery Helen Buzatto Nogueira , Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduação em Psicologia e Ciências Sociais. Neuropsicóloga pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM-ES). Realizou curso de especialização lato sensu em Terapia Cognitivo-Comportamental (ISECENSA-RJ), Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (UFES-ES), Dependência Química (EMESCAM-ES).

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

Folli de Araújo, Y., & Buzatto Nogueira , M. H. (2023). DIMENSÃO HISTÓRICA E A APLICAÇÃO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA ESQUIZOFRENIA . UNESC Em Revista, 6(2), 28–43. https://doi.org/10.54578/unesc.v6i2.361

Edição

Seção

Artigos