EFEITO DA EQUOTERAPIA NO DESEMPENHO COMPORTAMENTAL E FUNCIONAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Priscila Agner Pimentel Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Vitória Fedeszen Mozdzen Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Rafael Folador Frederico Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Danilo Santos Marques Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Michelle Lima Garcez Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Tatiani Bellettini-Santos Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v8i1.389

Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento e seu diagnóstico é clínico. O tratamento do TEA engloba intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, dentre as quais ressaltamos neste trabalho a equoterapia. Esta terapêutica utiliza como instrumento o cavalo e tem fundamental influência na função psíquica. Esta pesquisa trata de uma revisão integrativa de literatura e tem como objetivo avaliar os efeitos da equoterapia no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista, a partir da análise de estudos já realizados. Recorreu-se a plataformas digitais de pesquisa, e foram utilizados os descritores em inglês “autism” and “hippotherapy”, foram selecionados estudos clínicos e randomizados controlados dos últimos 10 anos, sendo os mesmos apresentados e discutidos no presente trabalho. Os resultados sugerem que a equoterapia traz benefícios para o paciente autista nas áreas de socialização, comunicação, autocuidado, mobilidade e coordenação, refletindo em melhoras significativas dos sintomas de irritabilidade, hiperatividade, déficits de interação social e os padrões restritos de comportamento que integram o transtorno do espectro autista. Entretanto, apesar da prática equoterápica demonstrar benefícios para os pacientes com TEA, a literatura carece de informações sobre o tempo de tratamento necessário para alcançar resultados positivos em longo prazo.

Biografia do Autor

Priscila Agner Pimentel , Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduada em Medicina pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC. Residente em Pediatria do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória – HEINSG, Vitória, Brasil

Vitória Fedeszen Mozdzen, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando em Medicina, Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, Colatina, Brasil

Rafael Folador Frederico, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando em Biomedicina, Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, Colatina, Brasil

Danilo Santos Marques, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando em Medicina, Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, Colatina, Brasil

Michelle Lima Garcez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Farmácia (2011) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. É formada Mestra em Ciências da Saúde (2013) e Doutora em Ciências da Saúde (2017), formada também pela UNESC. Realizou o pós-doutorado (PDE - CNPq) na Macquarie University, Department of Biomedical Sciences, Faculty of Medicine and Health Sciences, em Sydney, Austrália em 2018/2019. Realizou pós-doutorado (PDJ-CNPq) no Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2020-2022. Atua em pesquisa principalmente nos temas: doenças neurodegenerativas, envelhecimento, memória e neuroinflamação. Foi docente e pesquisadora no Centro Universitário do Espírito Santo - Câmpus Colatina, o qual continua sendo colaboradora no Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde (GPICS). Atualmente é Professora adjunta no Departamento de Análises Clínicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tatiani Bellettini-Santos, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestre em Educação e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão CEPEG-UNESC e Professora do curso de Medicina e do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Atenção na Terapia Intensiva, Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, Colatina, Brasil.

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Agner Pimentel , P., Fedeszen Mozdzen, V., Folador Frederico, R., Santos Marques, D., Lima Garcez, M., & Bellettini-Santos, T. (2024). EFEITO DA EQUOTERAPIA NO DESEMPENHO COMPORTAMENTAL E FUNCIONAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. UNESC Em Revista, 8(1), 87–102. https://doi.org/10.54578/unesc.v8i1.389

Edição

Seção

Artigos