O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.54578/unesc.v2i1.76Resumo
Esta pesquisa investigou qual impacto da utilização do capital de giro na performance das seguintes empresas: Lojas Renner S.A., Lojas Americanas S.A., CIA. Hering, Guararapes Confecções S.A., e Lojas Marisa S.A. Para o cálculo da Gestão do Capital de Giro, foi utilizado como medida principal o Modelo de Fleuriet e o CCC (Ciclo de Conversão de Caixa), e para capturar o efeito do capital de giro no resultado financeiro das empresas, foram calculados o ROA (Rentabilidade dos Ativos), o ROE (Rentabilidade do Patrimônio Líquido ou Capital Próprio), o Giro do Ativo e o Retorno sobre as vendas. Para tanto, foram coletados os demonstrativos financeiros no período de 31/12/2009 a 31/12/2015. Inicialmente, foram calculados os indicadores do Modelo Fleuriet para classificar a estrutura e situação financeira das organizações. Dando continuidade, foi calculado o CCC e os indicadores de rentabilidade. Após o cálculo dos indicadores de rentabilidade, percebeu-se que um ST (Saldo de Tesouraria) elevado não indica necessariamente uma boa gestão do capital de giro, mas que a empresa aplicou seus recursos de forma a diminuir seus investimentos na própria organização em detrimento de aplicação no mercado financeiro. Ainda verificou-se que a única empresa que possui uma estrutura financeira excelente faz uma gestão do CCC otimizada, com prazos de pagamento maiores que os prazos de recebimento, mas isso não garantiu para a mesma um retorno superior às empresas que financiam seus clientes, chegando à conclusão que as empresas adotam estratégias diferenciadas para aplicação dos seus investimentos.
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