O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA

Autores

  • Fatima Ferreira UNESC
  • Jeferson Margon UNESC
  • Juliana Vilvock de Oliveira
  • Angela R. Binda da S. Jesus

Resumo

Esta pesquisa investigou qual impacto da utilização do capital de giro na performance das seguintes empresas: Lojas Renner S.A., Lojas Americanas S.A., CIA. Hering, Guararapes Confecções S.A., e Lojas Marisa S.A. Para o cálculo da Gestão do Capital de Giro, foi utilizado como medida principal o Modelo de Fleuriet e o CCC (Ciclo de Conversão de Caixa), e para capturar o efeito do capital de giro no resultado financeiro das empresas, foram calculados o ROA (Rentabilidade dos Ativos), o ROE (Rentabilidade do Patrimônio Líquido ou Capital Próprio), o Giro do Ativo e o Retorno sobre as vendas. Para tanto, foram coletados os demonstrativos financeiros no período de 31/12/2009 a 31/12/2015. Inicialmente, foram calculados os indicadores do Modelo Fleuriet para classificar a estrutura e situação financeira das organizações. Dando continuidade, foi calculado o CCC e os indicadores de rentabilidade. Após o cálculo dos indicadores de rentabilidade, percebeu-se que um ST (Saldo de Tesouraria) elevado não indica necessariamente uma boa gestão do capital de giro, mas que a empresa aplicou seus recursos de forma a diminuir seus investimentos na própria organização em detrimento de aplicação no mercado financeiro. Ainda verificou-se que a única empresa que possui uma estrutura financeira excelente faz uma gestão do CCC otimizada, com prazos de pagamento maiores que os prazos de recebimento, mas isso não garantiu para a mesma um retorno superior às empresas que financiam seus clientes, chegando à conclusão que as empresas adotam estratégias diferenciadas para aplicação dos seus investimentos.

Biografia do Autor

Fatima Ferreira, UNESC

Mestre  em Ciências Contábeis pela FUCAPE, Professora do Curso de Ciências Contábeis/Administração e da Pós Graduação do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)

Jeferson Margon, UNESC

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo,  Professor do Curso de Administração do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC).

Angela R. Binda da S. Jesus

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, Professora do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Ferreira, F., Margon, J., Oliveira, J. V. de, & Jesus, A. R. B. da S. (2018). O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA. UNESC Em Revista, 2(1), 16–33. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/76

Edição

Seção

Artigos