CO-INFECTION BY CANINE TRANSMISSIBLE VENEREAL TUMOR, HEPATOZOONOSIS, AND DIROFILARIASIS – A CLINICAL CHALLENGE IN DOGS – CASE REPORT

Authors

  • Breno Sérgio Corona Dias Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Karina de Mesquita Calmon Clínica Veterinária Casa do Criador
  • Nicolas Lamburghini Negrelli Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • João Henrique Binda Ilário Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Rania Luiza De Angeli Della Valentina Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Rafaela Lima Coppo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Mariana Caetano Teixeira Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER)
  • Clairton Marcolongo Pereira Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC https://orcid.org/0000-0002-5593-3110

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v9i1.532

Abstract

O tumor venéreo transmissível canino (TVTC) é uma neoplasia de células redondas de origem mesenquimal, transmissível principalmente por coito, que afeta a mucosa genital de cães. Este estudo descreve um caso de coinfecção envolvendo TVTC, hepatozoonose canina e dirofilariose em um cão macho, sem raça definida, atendido na região metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo. O paciente apresentava sangramento peniano persistente e, após exames complementares, foi diagnosticado com TVTC por citologia aspirativa, hepatozoonose por esfregaço sanguíneo e dirofilariose através do teste SNAP 4Dx® Plus, que também revelou coinfecção por Ehrlichia canis e Anaplasma spp. O manejo terapêutico incluiu quimioterapia com sulfato de vincristina para o TVTC, dipropionato de imidocarb para hepatozoonose, doxiciclina para erliquiose e anaplasmose, e ivermectina para dirofilariose. O caso evidenciou o desafio clínico de tratar coinfecções em pacientes imunossuprimidos devido à quimioterapia, o que favorece a manifestação de infecções oportunistas como a hepatozoonose. A utilização de métodos diagnósticos complementares e o acompanhamento hematológico contínuo foram cruciais para o sucesso do tratamento. Este relato reforça a importância de uma abordagem clínica integrada para o diagnóstico e manejo de coinfecções, especialmente em regiões endêmicas para doenças transmitidas por vetores, visando otimizar o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes.

Author Biographies

Breno Sérgio Corona Dias, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando em Medicina Veterinária no Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Nicolas Lamburghini Negrelli, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando em Medicina Veterinária no Centro Universitári do Espírito Santo - UNESC

João Henrique Binda Ilário, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando em Medicina Veterinária no Centro Universitári do Espírito Santo - UNESC

Rania Luiza De Angeli Della Valentina, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando em Medicina Veterinária no Centro Universitári do Espírito Santo - UNESC

Rafaela Lima Coppo, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando em Medicina Veterinária no Centro Universitári do Espírito Santo - UNESC

Mariana Caetano Teixeira, Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER)

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil. Mestrado e Doutorado concluídos em Ciências Veterinárias com ênfase em Parasitologia Clínica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência em docência na UNOESC/Xanxerê entre 2011 e 2013. Desde 2013 é professora do Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER)

Clairton Marcolongo Pereira, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduação em Administração pela Fundação de Assistência e Educação - FAESA (2001), Medicina Veterinária pela Universidade Vila Velha (2006), residência em Medicina Veterinária pela Universidade de Vila Velha (2007), mestrado em Sanidade Animal pela Universidade Federal de Pelotas (2010), doutorado em Sanidade Animal pela Universidade Federal de Pelotas (2014), estágio pós doutoral pela Universidade Federal de Pelotas (2015) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atuou como apoio à coordenação do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter. Atualmente é professor do Centro Universitário do Espírito Santo ? UNESC/ES. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em patologia animal, fisiologia, histologia, doenças infecciosas, zoonoses, ornitopatologia, toxicologia e plantas tóxicas.

Downloads

Published

2025-07-21

How to Cite

Breno Sérgio Corona Dias, Karina de Mesquita Calmon, Nicolas Lamburghini Negrelli, João Henrique Binda Ilário, Rania Luiza De Angeli Della Valentina, Rafaela Lima Coppo, Mariana Caetano Teixeira, & Clairton Marcolongo Pereira. (2025). CO-INFECTION BY CANINE TRANSMISSIBLE VENEREAL TUMOR, HEPATOZOONOSIS, AND DIROFILARIASIS – A CLINICAL CHALLENGE IN DOGS – CASE REPORT. UNESC Journal, 9(1), 19–28. https://doi.org/10.54578/unesc.v9i1.532