COMPARAÇÃO DOS DISTÚRBIOS VENTILATÓRIOS ENTRE IDOSOS JOVENS E IDOSOS LONGEVOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL BASEADO EM ACHADOS DE ESPIROMETRIA

Autores

  • Iara Silva Correia Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas: investigações em saúde - NPCMed, Faculdade de Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.
  • Josieli Dela Justina Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas: investigações em saúde - NPCMed, Faculdade de Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.
  • Júnior Kahl Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas: investigações em saúde - NPCMed, Faculdade de Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.
  • Isabela de Andrade Lindner Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas: investigações em saúde - NPCMed, Faculdade de Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.
  • Franciani Rodrigues da Rocha Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v9i1.474

Resumo

Introdução: Os idosos podem ser subdivididos em jovens (de 60 a 79 anos) e longevos (com 80 anos ou mais). Entre as disfunções respiratórias que afetam os idosos, estão os distúrbios ventilatórios. Como forma de avaliação da função pulmonar e determinação de distúrbios ventilatórios, tem-se a espirometria: um exame não invasivo e de baixo custo.  Objetivo: Comparar os tipos de distúrbios ventilatórios e a sua prevalência entre idosos jovens e longevos. Métodos: Esta pesquisa caracteriza-se por ser de delineamento epidemiológico transversal, observacional, analítico e retrospectivo. A coleta de dados foi realizada em uma clínica de referência em exames de espirometria da região do Alto Vale do Itajaí-SC entre janeiro de 2017 a dezembro de 2023. Foram selecionados os exames de idosos e observados os dados epidemiológicos e antropométricos dos pacientes, os resultados dos achados espirométricos e a classificação dos distúrbios ventilatórios. A análise dos dados foi feita no software SpSs e considerado estatisticamente significativo p<0,05. Resultados: Foram analisados 4307 exames de espirometria de idosos, 87,1% idosos jovens e 12,9% idosos longevos. Desses, 3830 apresentaram algum tipo de distúrbio, 88,1% nos idosos jovens e 94,8% nos longevos. Com 1736 pacientes, o distúrbio restritivo foi o mais prevalente. Os distúrbios leves foram mais frequentes nos idosos jovens e os acentuados nos longevos. Conclusão: O distúrbio ventilatório restritivo foi o mais prevalente em toda população. Os idosos longevos apresentaram tanto uma maior proporção de distúrbios ventilatórios quanto uma maior gravidade. 

Palavras-chave: Envelhecimento. doenças respiratórias. espirometria.

Biografia do Autor

Iara Silva Correia , Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas: investigações em saúde - NPCMed, Faculdade de Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.

Discente do Curso de Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI.

Josieli Dela Justina, Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas: investigações em saúde - NPCMed, Faculdade de Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.

Discente do Curso de Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI.

Júnior Kahl, Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas: investigações em saúde - NPCMed, Faculdade de Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.

Graduado em Medicina pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI.

Isabela de Andrade Lindner, Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas: investigações em saúde - NPCMed, Faculdade de Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI.

Graduada em Medicina pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI. Pós-graduada em Cuidados Paliativos

Franciani Rodrigues da Rocha, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas: Investigações em Saúde (NPCMed), Faculdade de Medicina, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Como Citar

Silva Correia , I., Dela Justina, J., Kahl, J., de Andrade Lindner, I., & Rodrigues da Rocha, F. (2025). COMPARAÇÃO DOS DISTÚRBIOS VENTILATÓRIOS ENTRE IDOSOS JOVENS E IDOSOS LONGEVOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL BASEADO EM ACHADOS DE ESPIROMETRIA. UNESC Em Revista, 9(1), 45–62. https://doi.org/10.54578/unesc.v9i1.474

Edição

Seção

Artigos