AVALIÇÃO DOS NÍVEIS DE CORTISOL E GLICEMIA EM ALUNOS DE MEDICINA SOB PERÍODO AVALIATIVO

Autores

  • Matheus Andreatta Schwartz Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Maria Tononi Furlan Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Nathan Loureço Galdino Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Bruno Spalenza da Silva Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Gabriela Bernabé Braga Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS. Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v9i2.558

Resumo

O estresse ativa o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, podendo interferir no metabolismo energético. Estudantes de Medicina estão frequentemente expostos à privação de sono e à sobrecarga acadêmica, especialmente durante os períodos de avaliação. Ainda há lacunas na literatura quanto à relação entre estresse acadêmico, níveis hormonais e alterações metabólicas. Este estudo teve como objetivo avaliar os níveis de cortisol e glicemia em estudantes de Medicina durante o período de provas. Foram analisados 38 acadêmicos de uma instituição de ensino superior do interior do Espírito Santo em dois momentos distintos: antes e durante as avaliações. Realizaram-se coletas sanguíneas para dosagem de cortisol e glicemia. A análise estatística foi conduzida pelos testes t pareado e Wilcoxon, conforme a distribuição dos dados. Não foram observadas diferenças significativas nos níveis de cortisol (p = 0,5911) e glicemia (p = 0,9395). Entretanto, constatou-se discreto aumento na mediana do cortisol (de 17,42 para 17,73 μg/dL) e maior amplitude glicêmica. Os níveis de cortisol já se apresentavam elevados desde a primeira coleta. O número limitado de participantes e a ausência de acompanhamento longitudinal configuram limitações do estudo. Conclui-se que o período avaliativo não promoveu alterações significativas nos níveis de cortisol e glicemia, porém pode estar associado a mudanças comportamentais potencialmente prejudiciais à saúde dos estudantes.

Palavras-chave: estresse, ansiedade, desempenho acadêmico, eixo hipotálamo-hipófise-adrenal

 

Biografia do Autor

Matheus Andreatta Schwartz, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando em Medicina pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Maria Tononi Furlan, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Nathan Loureço Galdino, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando em Medicina pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Bruno Spalenza da Silva, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Pós Graduação lato sensu em Análises clínicas pela FIJ/RJ (2012). Mestrado em Nutrição e biotecnologia alimentar - Universidad Europea del Atlántico (2018). Doutorado em Ciências da Saúde (UNESC - Criciúma/SC de 2024).

Gabriela Bernabé Braga, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS. Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Nutricionista e Mestre pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na linha de pesquisa Nutrição e Saúde, com ênfase em Cirurgia Bariátrica e atua como professora adjunta no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

Andreatta Schwartz, M., Tononi Furlan, M., Loureço Galdino, N., Bruno Spalenza da Silva, & Bernabé Braga, G. (2025). AVALIÇÃO DOS NÍVEIS DE CORTISOL E GLICEMIA EM ALUNOS DE MEDICINA SOB PERÍODO AVALIATIVO. UNESC Em Revista, 9(2), 114–123. https://doi.org/10.54578/unesc.v9i2.558

Edição

Seção

Artigos