EFEITOS DA COVID-19 NA GESTAÇÃO E INFLUÊNCIA DA GESTAÇÃO NA DOENÇA

Autores

  • Thayla Thompson Côrtes Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Sofia Boechat Melado Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Emelyn Alves Linause Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Vitória Rocha Souza Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Fábio Ramos de Souza Carvalho
  • Linda Christian Carrijo-Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v7i2.426

Resumo

A COVID-19 tem sido considerada uma doença sistêmica causada pelo novo coronavírus, o que gera preocupações quanto às consequências para a saúde da gestante e do concepto. O conhecimento dos possíveis efeitos na gestação causados pelo vírus e de como as alterações na gestante influenciam o curso da doença pode direcionar intervenções adequadas para o manejo correto em pacientes suspeitas. O artigo traz uma revisão de dados publicados na literatura com o objetivo de identificar possíveis complicações perinatais e obstétricas devido à infecção pelo SARS-CoV-2, observar a transmissão vertical, e analisar os impactos da gestação no curso clínico da COVID-19. As alterações anatômicas e fisiológicas na gestante, como a elevação do diafragma e a imunossupressão, a tornam mais susceptível à infecção. Por outro lado, a imunossupressão pode ser considerada um fator positivo a fim de minimizar o agravamento da síndrome inflamatória multissistêmica associada à “tempestade de citocinas”. Obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes aumentaram o risco de gravidade da doença nas gestantes. A principal consequência observada para o recém-nascido foi a prematuridade. Evidências demonstraram a possibilidade de transmissão vertical e também a imunização passiva do feto. A imunização de gestantes com as vacinas atualmente oferecidas parece ser a principal medida de proteção para a mãe e o feto.

Biografia do Autor

Thayla Thompson Côrtes, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Sofia Boechat Melado, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Emelyn Alves Linause, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Vitória Rocha Souza, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Fábio Ramos de Souza Carvalho

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Ciências, especialidade Microbiologia, Universidade de São Paulo. Pós-doutorado, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina.

Linda Christian Carrijo-Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Pós-Doutorado na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Pós-Doutorado pelo Centro de Toxinologia Aplicada (CAT/CEPID-FAPESP) do Instituto Butantan. Doutorado em Ciências, especialidade Biotecnologia, pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura plena) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Thompson Côrtes, T., Boechat Melado, S., Alves Linause, E., Rocha Souza, V., Ramos de Souza Carvalho, F., & Carrijo-Carvalho, L. C. (2023). EFEITOS DA COVID-19 NA GESTAÇÃO E INFLUÊNCIA DA GESTAÇÃO NA DOENÇA. UNESC Em Revista, 7(2), 49–60. https://doi.org/10.54578/unesc.v7i2.426

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)