FATORES IMUNOLÓGICOS E GENÉTICOS NA COVID-19

Autores

  • Linda Christian Carrijo-Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo
  • Lucas Cardoso Gobbi Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Victoria Ferrari Paiva Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Barbara Binow Demuner Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Fábio Ramos de Souza Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Resumo

A infecção pelo vírus SARS-CoV-2 ocorre a partir da ligação da proteína S viral à enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2), que atua como receptor para o vírus nas células humanas. O novo coronavírus é o agente causador da COVID-19, com quadros clínicos diferenciados e, nos casos mais graves, pode ser fatal. A ampla variabilidade individual na manifestação da doença tem motivado discussões na comunidade médica e acadêmica acerca dos fatores que influenciam na susceptibilidade dos indivíduos à infecção e no agravamento da doença. O presente artigo consiste em uma pesquisa realizada em bases de dados de artigos indexados, buscando relacionar características genéticas individuais e resposta imune à fisiopatologia da COVID-19. Diferentes apresentações clínicas da COVID-19 foram observadas, desde indivíduos assintomáticos ou com quadros leves da doença, até quadros graves ou críticos. Também se observou o relato de indivíduos resistentes à infecção, mesmo quando expostos ao vírus. A variabilidade individual observada pode ser resultado de polimorfismos genéticos associados à expressão da ECA2 ou erros inatos da imunidade. A imunidade cruzada também pode ser um fator que influencia na susceptibilidade à infecção pelo SARS-CoV-2, conferindo certo grau de proteção. Indivíduos previamente expostos a outros coronavírus causadores de surtos (SARS-CoV-1 e MERS-CoV) ou de resfriados comuns podem apresentar anticorpos e linfócitos T com reatividade cruzada ao novo coronavírus. Por outro lado, considera-se a exacerbação da resposta imune como fator de agravo da doença, uma vez que a intensa produção de citocinas e a lesão tecidual decorrente da resposta inflamatória compõem os mecanismos na patofisiologia da COVID-19.

Biografia do Autor

Lucas Cardoso Gobbi, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)

Victoria Ferrari Paiva, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)

Barbara Binow Demuner, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)

Fábio Ramos de Souza Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduado em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Espírito Santo. Doutorado em Ciências, especialidade Microbiologia, Universidade de São Paulo. Pós-doutorado, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina. Coordenador de centro de pesquisa científica, modalidade Jovem Pesquisador em Centros Emergentes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Docente, modalidade Professor Afiliado, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina. Docente, modalidade Professor Doutor, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC).

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Carrijo-Carvalho, L. C., Gobbi, L. C., Paiva, V. F., Demuner, B. B., & Carvalho, F. R. de S. (2021). FATORES IMUNOLÓGICOS E GENÉTICOS NA COVID-19. UNESC Em Revista, 4(2), 185–200. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/251

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>