MANIFESTAÇÕES CARDÍACAS NA INFECÇÃO PELO SARS-COV-2

Autores

  • Mayara dos Santos Claudiano Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Alana Carmela Ferrareis Cerqueira Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Bruno Henrique Fiorin Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
  • Fábio Ramos de Souza Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Resumo

Objetivo: Esse estudo tem como objetivo identificar as principais complicações da COVID-19 no sistema cardíaco, contribuir para a atualização e possibilitar responder às novas questões que tem surgido com a pandemia. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo. A pesquisa foi direcionada pela pergunta: Quais são as implicações cardíovasculares causadas pela infecção pelo SARS-CoV-2? A busca dos artigos foi realizada através da combinação dos Medical Subject Headings- MeSHCardiovascular System, Coronavirus Infections e Heart. A base de dado utilizada foi a PubMed nos meses de abril a junho de 2020. Resultados: Embora os pulmões sejam os orgãos mais acometidos pelo SARS-CoV-2, o sistema cardiovascular também pode sofrer implicações, entre os mais citados nos estudos estão; a miocardite; arritmias; lesão intríseca do tecido cardíaco; insuficiência cardíaca e trombose. Conclusões: Esses dados reforçam a necessidade da avalição atenta aos pacientes e manejo adequado das complicações cardiovasculares.

Biografia do Autor

Mayara dos Santos Claudiano, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo- UFES- Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Atenção na Terapia Intensiva– UNESC.

Alana Carmela Ferrareis Cerqueira, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário do Espírito Santo. Residente em Clínica: área de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais – UNESC.

Bruno Henrique Fiorin, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Docente da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Especialista em UTI, Oncologia e Gestão, Mestre em Saúde Coletiva e Dr. em Cardiologia pela UNIFESP.

Fábio Ramos de Souza Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Docente do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, Doutor em Ciências, Especialista em Microbiologia, USP

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Claudiano, M. dos S., Cerqueira, A. C. F., Fiorin, B. H., & Carvalho, F. R. de S. (2021). MANIFESTAÇÕES CARDÍACAS NA INFECÇÃO PELO SARS-COV-2. UNESC Em Revista, 4(2), 100–114. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/216

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>