CONSIDERAÇÕES SOBRE CÃES E GATOS E COVID-19: TRANSMISSIBILIDADE E INFECÇÃO

Autores

  • Alana Carmela Ferrareis Cerqueira Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Meiry Hellen Marquardt Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Fábio Ramos de Souza Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Resumo

Uma pneumonia grave começou a atingir um crescente número de pessoas na china em dezembro de 2019. O agente isolado indicava ser um coronavirus, similar ao vírus que anteriormente havia ocasionado a Síndrome Respiratória Aguda Grave – SARS-Cov, fazendo com que fosse intitulado de SARS-Cov-2. A falta de conhecimento sobre sua etiologia e relatos sobre o isolamento do agente em cães e gatos, trouxe questionamentos sobre sua importância no curso da doença. O objetivo do presente artigo é trazer maiores informações sobre a possibilidade de transmissão da doença de humanos para cães e gatos, as formas de contágio e a probabilidade da disseminação do vírus a partir desses animais. A partir de casos relatados e trazendo informações sobre estudos e experimentos já realizados, que evidenciaram a incapacidade do vírus de se multiplicar e se tornar contagioso, mesmo nos casos em que ocorreu a infecção de cães e gatos domiciliados.

Biografia do Autor

Alana Carmela Ferrareis Cerqueira, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário do Espírito Santo. Residente em Clínica: área de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais – UNESC.

Meiry Hellen Marquardt, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Espírito Santo. Residente em Enfermagem Obtétrica – UNESC.

Fábio Ramos de Souza Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Ciências, especialidade Microbiologia, Universidade de São Paulo. Pós-doutorado, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Ferrareis Cerqueira, A. C., Marquardt, M. H., & Carvalho, F. R. de S. (2021). CONSIDERAÇÕES SOBRE CÃES E GATOS E COVID-19: TRANSMISSIBILIDADE E INFECÇÃO. UNESC Em Revista, 4(2), 142–155. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/203

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>