GESTAÇÃO E PUERPÉRIO EM TEMPOS DE COVID-19: ASPECTOS CLÍNICOS E MANEJO TERAPÊUTICO

Autores

  • Márcia Franciele França Tellau UNESC
  • Gabriela Stefenoni Costa Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Fábio Ramos de Souza Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Resumo

A infecção causada pelo novo coronavírus, possui alta transmissibilidade, da qual atingiu muitos países se tornando um estado de emergência na saúde pública mundial.  As puérperas e grávidas fazem parte do grupo de risco, pois o seu estado fisiológico anda em constante mudança adaptativa e mecânica, se tornando mais susceptível a infecções. Teve como objetivo elucidar o manejo terapêutico e os aspectos clínicos em gestantes e puérperas frente ao Covid-19. Estudo de caráter de revisão narrativa busca elucidar a visão crítica sobre o determinado assunto.  Utilizou-se a base de dados científica da National Center For Biotechnology Information (PubMed). Foi elucidado que a maioria dos artigos inclusos na pesquisa continham informações clínicas sobre as gestantes, mas poucas informações sobre as puérperas. O uso de alguns antivirais não retrovirais, não apresentaram efeitos teratogênicos ao feto, da qual demonstrou redução da carga viral. Os aspectos clínicos deste grupo, incluíram odinofagia, anosmia, febre, dentre outros, possuindo uma extensão da melhora dos sintomas quando comparado as não gestantes. Apresentou relativamente o aumento da incidência da susceptibilidade de infecções, além de apresentarem taxa de transaminases hepáticas alteradas. As mulheres grávidas normalmente representam um grupo único e vulnerável a doenças infecciosas, por isso é muito importante inclui-las no grupo de risco do Covid-19. De maneira geral não existe um medicamento especifico e eficaz para o tratamento de Covid-19 na gestação, entretanto, Cloroquina, Lopinavir, Ritonavir ou Interferon-alfa são citados e se mostraram com resultados positivos no tratamento da Covid-19 em gestantes.

Biografia do Autor

Márcia Franciele França Tellau, UNESC

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Residente no programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica – HMSJ/UNESC.

Gabriela Stefenoni Costa, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Bacharel em Farmácia pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, Residente no Programa de Residência Multiprofissional Integrada na Atenção em Terapia Intensiva – HMSJ/UNESC.

Fábio Ramos de Souza Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Ciências, especialidade Microbiologia, Universidade de São Paulo. Pós-doutorado, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

França Tellau, M. F., Costa, G. S., & Carvalho, F. R. de S. (2021). GESTAÇÃO E PUERPÉRIO EM TEMPOS DE COVID-19: ASPECTOS CLÍNICOS E MANEJO TERAPÊUTICO. UNESC Em Revista, 4(2), 84–99. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/209

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>