A SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Luisa Falcheto Bertoldi Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Thalita Cossuol de Souza Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Fabio Ramos de Souza Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Resumo

Em dezembro de 2019 houve o alerta sobre casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na China, ligados ao novo coronavírus SARS-CoV-2. Em março de 2020 foi decretado pela Organização Mundial da Saúde o estado de pandemia por COVID-19. O crescimento dos números de casos, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sobrecarga de trabalho e a falta de leitos nos hospitais são alguns problemas vivenciados pelos profissionais de saúde. Diante de um contexto de emergência, respostas emocionais ficam em evidência, tornando a saúde mental um fator que precisa ser analisado. Objetivo: O principal objetivo foi compreender os impactos da pandemia de COVID-19 na saúde mental dos profissionais de saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, caracterizada como revisão narrativa de literatura no período de dezembro de 2019 a 18 de maio de 2020. Resultados: Esse contexto tem provocado impactos psicológicos como a ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e sentimentos de medo e desamparo nos profissionais de saúde, principalmente nos atuantes na linha de frente contra a COVID-19. Conclusão: Faz-se necessário o fornecimento das condições básicas de trabalho pelo sistema de saúde, principalmente através da função dos gestores. Por exemplo a redução da jornada de trabalho, escalas flexíveis, o fornecimento de EPIs e a oferta de suporte psicológico especializado. Novas pesquisas, a curto e longo prazos, precisam ser realizadas para avaliar de forma crítica os impactos dessa pandemia na saúde mental dos profissionais de saúde. Tais achados poderão contribuir para elaboração de ações e políticas em saúde mental.

Biografia do Autor

Luisa Falcheto Bertoldi, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Bacharel em Psicologia – Faculdade Brasileira Multivix – Vitória (MULTIVIX); Residente no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Atenção na Terapia Intensiva – Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC).

Thalita Cossuol de Souza, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Enfermeira pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Residente em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Fabio Ramos de Souza Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Ciências, especialidade Microbiologia, Universidade de São Paulo. Pós-doutorado, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Bertoldi, L. F., Souza, T. C. de, & Carvalho, F. R. de S. (2021). A SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19. UNESC Em Revista, 4(2), 67–83. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/208

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>