POTENCIAL DE TRANSMISSIBILIDADE DA COVID-19 DE CÃES E GATOS PARA HUMANOS

Autores

  • Thieissa Moraes Venturotti Centro Universitário do EspÍrito Santo - UNESC
  • Rhylari Pani Schrioder Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Fábio Ramos de Souza Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Resumo

A COVID-19 é uma doença respiratória extremamente contagiosa causada pelo SARS-CoV-2. Este agente ocasiona comprometimentos pulmonares em humanos que podem ser leves, moderados ou severos. As manifestações avançadas da patologia incluem a Insuficiência Respiratória Aguda Hipoxêmica (IRpA Tipo 1) e a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA). A evolução da forma grave da doença, quando não diagnosticada e tratada precocemente, pode resultar em morte. Os objetivos do presente estudo foram fornecer informações sobre a COVID-19 em cães e gatos, bem como o potencial de transmissibilidade para humanos. Foi realizado um estudo descritivo em caráter de revisão narrativa da literatura. Utilizou-se descritores em Ciências da Saúde relacionados à Covid-19, transmissibilidade, humanos, cães e gatos. A base eletrônica pesquisada foi o Google Acadêmico. Os artigos selecionados evidenciaram que os cães podem infectar-se, porém não há muitas informações científicas que comprovem sua manifestação clínica e a transmissibilidade da COVID-19 de cães e gatos para humanos. Porém, não se podem descartar questionamentos relacionados ao tema. Acredita-se que esses achados bibliográficos possam representar elevada importância, pois atualmente existem alguns questionamentos sobre a possibilidade de transmissão humano-animal. Não há informação científica comprovada de que cães e gatos sejam importantes transmissores na cadeia epidemiológica da COVID-19, sendo necessários mais estudos e o monitoramento contínuo de animais de estimação.

Biografia do Autor

Thieissa Moraes Venturotti, Centro Universitário do EspÍrito Santo - UNESC

Médica veterinária residente em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais – UNESC

Rhylari Pani Schrioder, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Fisioterapeuta, Residente em Atenção na Terapia Intensiva - UNESC

Fábio Ramos de Souza Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Escola Paulista de Medicina. Atualmente Docente, qualidade Professor Doutor pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Venturotti, T. M., Schrioder, R. P., & Carvalho, F. R. de S. (2021). POTENCIAL DE TRANSMISSIBILIDADE DA COVID-19 DE CÃES E GATOS PARA HUMANOS. UNESC Em Revista, 4(2), 133–141. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/214

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>