MANEJO FISIOTERAPÊUTICO PARA PACIENTES COM COVID-19 EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Rhylari Pani Schrioder UNESC HMSJ
  • Mayara dos Santos Claudiano
  • Fábio Ramos de Souza Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Resumo

Os pacientes com formas graves da Covid-19 necessitam de cuidados intensivos. O objetivo do presente estudo foi fornecer informações aos fisioterapeutas em unidades de terapia intensiva sobre o papel potencial da fisioterapia no tratamento de pacientes internados em ambiente hospitalar portadores de Covid-19 confirmado ou suspeito. Foi realizado um estudo descritivo em caráter de revisão narrativa da literatura. Utilizou-se descritores em Ciências da Saúde relacionados à Covid-19, fisioterapia, oxigenioterapia e geração de aerossóis, ventilação mecânica invasiva e ventilação não invasiva. A base eletrônica pesquisada foi a PubMed, e totalizou 27 artigos entre janeiro de 2010 a maio de 2020. Os artigos selecionados apresentaram dados sobre as repercussões orgânicas prevalentes em pacientes infectados por SARS-Cov-2 e/ou relataram os principais manejos fisioterapêuticos para esses indivíduos em unidades de terapia intensiva. Esta revisão pontuou uma série de estudos conclusivos sobre as repercussões orgânicas mais frequentes nos quadros de pneumonia por Covid-19 e o manejo fisioterapêutico adequado para essa população. Acredita-se que esses achados bibliográficos possam representar elevada importância para as equipes de saúde, contribuindo com melhores práticas, redução da contaminação da equipe multiprofissional por procedimentos geradores de aerossóis, bem como a mortalidade dos pacientes.

Biografia do Autor

Rhylari Pani Schrioder, UNESC HMSJ

Bacharel em Fisioterapia, Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Atenção na Terapia Intensiva – UNESC.

Mayara dos Santos Claudiano

Bacharel em Enfermagem – UFES, Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Atenção na Terapia Intensiva – UNESC.

Fábio Ramos de Souza Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Ciências, especialidade Microbiologia, Universidade de São Paulo. Pós-doutorado, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Schrioder, R. P., Claudiano, M. dos S., & Carvalho, F. R. de S. (2021). MANEJO FISIOTERAPÊUTICO PARA PACIENTES COM COVID-19 EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. UNESC Em Revista, 4(2), 115–132. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/211

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>