EDUCAR PARA CUIDAR: UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE

Autores

  • Emily Nogueira Küster Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Edislan Silva Santos Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Clara Tavares Carminati Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Ryane Cambui Silva Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Iza Sherlen dos Santos Coração Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Sebastião Fiorot da Silva Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Sarah Fernandes Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS. Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC https://orcid.org/0000-0002-9710-3676

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v9i2.496

Resumo

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. Porém, todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada, por isso, a educação em saúde é uma peça fundamental neste processo. O Programa Saúde na Escola (PSE) é um exemplo de medida importante de educação em saúde promovido pelo Ministério da Saúde que busca melhorar, a longo prazo, a qualidade de vida da população brasileira a partir do incentivo de políticas de autocuidado de saúde desde cedo. Apesar da existência do PSE, nem todas as escolas são atendidas por este projeto e ele não dá conta, mesmo nas escolas em que vai, de suprir todas as demandas educacionais de saúde. Portanto, este estudo de intervenção qualitativo teve como objetivo avaliar o conhecimento em saúde das crianças analisadas antes e após atividades educativas. A coleta de dados foi realizada entre novembro de 2023 e abril de 2024 entre as 50 crianças que participaram do projeto “Casa do Menino” do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC com idade entre 7 e 15 anos de idade. A partir deste trabalho, foi possível avaliar melhor o conhecimento atual das crianças quanto ao autocuidado de saúde e, assim, delimitar intervenções com estas crianças e futuras gerações por meio de políticas públicas para prevenir agravos de saúde.

Palavras-Chave: Educação em saúde, Protetor solar, Intoxicação por plantas, Medicamentos.

Biografia do Autor

Emily Nogueira Küster, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduanda de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC

Edislan Silva Santos, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC.

Clara Tavares Carminati, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduanda de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC.

Ryane Cambui Silva, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduanda de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC.

Iza Sherlen dos Santos Coração, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduanda de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC.

Sebastião Fiorot da Silva, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduando de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC.

Sarah Fernandes Teixeira, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS. Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

Doutora (2020) e Mestra (2016) em Ciências (farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Bacharel em Farmácia (2013) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Atualmente é professora adjunto do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC.

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

Nogueira Küster, E., Silva Santos, E., Tavares Carminati, C., Cambui Silva, R., Sherlen dos Santos Coração, I., Fiorot da Silva, S., & Fernandes Teixeira, S. (2025). EDUCAR PARA CUIDAR: UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE . UNESC Em Revista, 9(2), 151–159. https://doi.org/10.54578/unesc.v9i2.496

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