EDUCAR PARA CUIDAR: UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.54578/unesc.v9i2.496Abstract
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. Porém, todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada, por isso, a educação em saúde é uma peça fundamental neste processo. O Programa Saúde na Escola (PSE) é um exemplo de medida importante de educação em saúde promovido pelo Ministério da Saúde que busca melhorar, a longo prazo, a qualidade de vida da população brasileira a partir do incentivo de políticas de autocuidado de saúde desde cedo. Apesar da existência do PSE, nem todas as escolas são atendidas por este projeto e ele não dá conta, mesmo nas escolas em que vai, de suprir todas as demandas educacionais de saúde. Portanto, este estudo de intervenção qualitativo teve como objetivo avaliar o conhecimento em saúde das crianças analisadas antes e após atividades educativas. A coleta de dados foi realizada entre novembro de 2023 e abril de 2024 entre as 50 crianças que participaram do projeto “Casa do Menino” do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC com idade entre 7 e 15 anos de idade. A partir deste trabalho, foi possível avaliar melhor o conhecimento atual das crianças quanto ao autocuidado de saúde e, assim, delimitar intervenções com estas crianças e futuras gerações por meio de políticas públicas para prevenir agravos de saúde.
Palavras-Chave: Educação em saúde, Protetor solar, Intoxicação por plantas, Medicamentos.
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