OS IMPACTOS DA COVID-19 NO ALEITAMENTO MATERNO E NA DOAÇÃO PARA O BANCO DE LEITE HUMANO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Resumo

O leite materno é fundamental para o crescimento e desenvolvimento infantil, principalmente para os recém-nascidos que se encontram hospitalizados ou aqueles que não podem ser amamentados pela própria mãe. Porém diante das dúvidas e incertezas geradas pela pandemia da Covid-19, faz-se necessário recomendações e cuidados para o aleitamento materno e doação de leite humano de forma segura. Desta forma o objetivo deste estudo é identificar as estratégias adotadas para enfrentar as dificuldades da doação do leite materno diante da infecção pelo SARS-CoV-2. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, descritiva e de abordagem qualitativa, realizada no segundo semestre de 2020. A busca foi realizada nos bancos de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, MedRxiv e Scielo, através dos seguintes descritores (DeCS/MEsH): milk banks, coronavírus, breastfeeding; foram encontrados 25 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados 09 artigos para a revisão integrativa. Os resultados encontrados evidenciaram que diante do cenário atual da Covid-19, houve redução na doação de leite materno. Entretanto, com intuito de contornar essa situação, diversas informações e esclarecimentos foram divulgados à população, bem como a adoção de estratégias pelos Bancos de leites, a fim de não haver risco de contaminação da covid-19 através do aleitamento materno. Esses argumentos corroboram a relevância de promover Educação em Saúde para um maior conhecimento a respeito da doação de leite e amamentação segura, valendo-se das normas e cuidados de biossegurança para a prevenção de contágio por COVID-19.

Biografia do Autor

Julia Portugal Maia, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC - Campus I - Colatina - ES.

Edilaine Ferreira Santos, Hospital e Maternidade São José - HMSJ

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário do Espírito Santo,UNESC. Residência em Enfermagem, especialidade em enfermagem obstétrica pelo Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC. Experiencia acadêmica e profissional em Terapia Intensiva adulto e neonatal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde Coletiva, Gestão de Pessoas e Estomoterapia. Linha de Pesquisa principais em tratamento de feridas; aleitamento materno; humanização do parto e puerpério. 

Izabela Silva Breda, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC. Membra da Liga Acadêmica de Enfermagem em Educação em Saúde - LAEES (atual), e da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia - LAEGO (atual). Integrante do Projeto de Extensão Núcleo Rondon UNESC (2018 - 2019). Participou do programa de monitoria de ensino vinculado à disciplina de Semiologia e Semiotécnica e atividades práticas de ensino para alunos do curso de medicina 2019/2. Atuou no projeto de extensão UNESC/HMSJ Comitê de Investigação de Mortalidade Materna, Infantil e Neonatal 2019/2. Monitora de ensino vinculada à disciplina de Semiologia e Semiotécnica e atividades práticas de ensino para alunos do curso de medicina

Jocássia Adam Lauvers Patrício, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Aluna de Iniciação Científica (UNESC). Programa Institucional Voluntária de Iniciação Científica e Tecnológica (PIVICT) do UNESC (2020/2021. Membro efetivo do Grupo de Pesquisa Território, Saúde e Sociedade (GPTSS). Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo-FAPES (2019). Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Educação em Saúde (LAEES). Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Primeiros Socorros LAEPS). Integrante do Projeto de Extensão UNESC/HMSJ - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (2019/1). Monitora de Procedimentos de Enfermagem (2020/2).

Claudia Frederico Gabler, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Acadêmica de medicina do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Membro das Ligas de Geriatria e Gerontologia, e Raciocínio Clínico.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Rodrigues, A. de F. M., Maia, J. P., Santos, E. F., Breda, I. S., Patrício, J. A. L., & Gabler, C. F. (2021). OS IMPACTOS DA COVID-19 NO ALEITAMENTO MATERNO E NA DOAÇÃO PARA O BANCO DE LEITE HUMANO: REVISÃO INTEGRATIVA. Unesc Em Revista, 4(2), 114–129. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/250

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)