EM BUSCA DA BEATITUDE: A VERTENTE TELEOLÓGICA E A ORDEM DO AGIR HUMANO EM SANTO AGOSTINHO

Autores

  • Waléria Demoner Rossoni Universidade Vila Velha - UVV
  • Valéria Ângela Colombi Marchesi Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Michela Direne Penitente Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v7i1.374

Resumo

Certamente, a busca da vida feliz, bem como o transcurso que é o responsável por alcança-la foi um dos maiores cernes propulsores das reflexões perpetradas pelo filósofo Santo Agostinho. Isso porque, a beatitude – conforme observou – sempre inquietou os ânimos da humanidade, uma vez que é da própria essência humana o desígnio de felicidade. Entretanto, sua concepção perpassa aos bens mutáveis existentes, remetendo-se ao Sumo Bem, Deus, uno e trino. Abandonando-se a ideia de que a filosofia permite e possibilita o conhecimento, Santo Agostinho repousa a felicidade na ancora suprema, instrumento Criador de todas as coisas e da própria beatitude. Para tanto, a ordem do amor deve servir de artifício para o escopo da articulação, de maneira a constituir a invisibilidade para se atingir verdadeiramente a felicidade suprema. Decerto, o ser humano almeja encontrar os caminhos divinos, todavia, em face de sua natureza decaída, tenta – erroneamente – encontrar a felicidade nos bens corpóreos, transitórios e terrestres. Além do decaimento natural, o sentimento do orgulho humano é fator propulsor para a promoção da “cegueira” individual, bem como impossibilita a observância da bem-aventurança. Com essas divagações, Santo Agostinho consegue estabelecer a verdadeira contemplação da divindade (eternidade), de maneira a alcançar a vida feliz da alma humana.

 

Biografia do Autor

Waléria Demoner Rossoni, Universidade Vila Velha - UVV

Mestra em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha (2015-2016). Especialista em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014-2015). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2013-2014). Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2009-2013). Graduanda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (curso iniciado em 2021). Professora do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC.

Valéria Ângela Colombi Marchesi, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduação em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC (1995), especialização em Direito Civil e Direito Processual Civil (1996), em Direito das Relações do Trabalho (1999) também pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Damásio de Jesus ( 2018) e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino (2006). Atualmente é advogada da Assistência Judiciária Gratuita e supervisora do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC e professora titular na mesma Instituição.

Michela Direne Penitente, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Possui Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2002), graduação em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1993). Atualmente é professora do Centro Universitário do Espírito Santo e Advogada atuante na Comarca de Colatina, inscrito na OAB/ES sob n° 12487-ES.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

Rossoni, W. D., Colombi Marchesi, V. Ângela, & Direne Penitente, M. (2023). EM BUSCA DA BEATITUDE: A VERTENTE TELEOLÓGICA E A ORDEM DO AGIR HUMANO EM SANTO AGOSTINHO. UNESC Em Revista, 7(1), 29–51. https://doi.org/10.54578/unesc.v7i1.374

Edição

Seção

Artigos