UMA ANÁLISE DOS ESPAÇOS ESCOLARES A PARTIR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
O presente projeto de pesquisa pretendeu analisar os espaços escolares a partir das atividades desenvolvidas na disciplina AEED Integradora Gestão da Escola no curso de Pedagogia do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC/Campus Colatina, objetivando fortalecer e aprimorar a formação teórico-prática por meio da pesquisa na graduação, a fim de ampliar as possibilidades de conhecimentos dos estudantes sobre as práticas de uso dos espaços escolares na realidade local, bem como promover a extensão universitária por meio da ação dos estudantes na proposição de novas estratégias/utilização dos espaços escolares e ações de sustentabilidade, às escolas pesquisadas. A pesquisa de campo foi realizada pela estudante bolsista em uma escola da rede pública municipal. A pesquisa abordou os espaços a saber: pátio/quadra, corredores e sala de aula. A escola pesquisada foi definida por sorteio. Após a coleta dos dados e produção dos relatórios, o aluno de iniciação científica e o professor-orientador identificaram as estratégias de utilização dos espaços pesquisados e forneceram à escola a devolutiva produzida. A realização da pesquisa subsidiou o estudante bolsista de IC quanto aos procedimentos de uma pesquisa de campo, bem como propiciou uma aproximação do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC com a rede pública de ensino, promovendo a reflexão das práticas escolares.