UMA ANÁLISE DOS ESPAÇOS ESCOLARES A PARTIR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

Resumo

O presente projeto de pesquisa pretendeu analisar os espaços escolares a partir das atividades desenvolvidas na disciplina AEED Integradora Gestão da Escola no curso de Pedagogia do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC/Campus Colatina, objetivando fortalecer e aprimorar a formação teórico-prática por meio da pesquisa na graduação, a fim de ampliar as possibilidades de conhecimentos dos estudantes sobre as práticas de uso dos espaços escolares na realidade local, bem como promover a extensão universitária por meio da ação dos estudantes na proposição de novas estratégias/utilização dos espaços escolares e ações de sustentabilidade, às escolas pesquisadas. A pesquisa de campo foi realizada pela estudante bolsista em uma escola da rede pública municipal. A pesquisa abordou os espaços a saber: pátio/quadra, corredores e sala de aula. A escola pesquisada foi definida por sorteio. Após a coleta dos dados e produção dos relatórios, o aluno de iniciação científica e o professor-orientador identificaram as estratégias de utilização dos espaços pesquisados e forneceram à escola a devolutiva produzida. A realização da pesquisa subsidiou o estudante bolsista de IC quanto aos procedimentos de uma pesquisa de campo,  bem como propiciou uma aproximação do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC com a rede pública de ensino, promovendo a reflexão das práticas escolares.

Biografia do Autor

Mônica Pereira Andrade Nascimento, UNESC

Ciências Humanas: Docente no curso de Pedagogia nas disicplinas das áreas de gestão escolar e de sistemas, supervisão escolar, história da educação, políticas públicas e legislação educacionais.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Nascimento, M. P. A., & Pereira, K. A. K. (2020). UMA ANÁLISE DOS ESPAÇOS ESCOLARES A PARTIR DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO. UNESC Em Revista, 4(1), 79–92. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/198

Edição

Seção

Artigos