O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO COMO CAMPO DE CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v7i1.388

Resumo

Esta pesquisa pretendeu analisar o desenvolvimento das práticas de estágio curricular obrigatório e não obrigatório e as contribuições na formação inicial de professores no Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, por meio da percepção dos estudantes do curso de Pedagogia. Objetivou-se pesquisar por meio de análise documental dos materiais produzidos/utilizados para a execução das ações no desenvolvimento das práticas de estágio curricular obrigatório e não obrigatório, que constituíram-se em portfólios com roteiro estruturado que foram entregues pelo estudante ao final de cada período, no caso dos estágios curriculares obrigatórios e relatórios de estágios trimestrais em formulários próprios da Instituição de Ensino Superior, no caso dos estágios não obrigatórios e por meio de um questionário estruturado, a percepção dos estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, acerca da contribuição dos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatório na formação inicial de professores. Após a realização do levantamento e organização de todo o material disponível no Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC e da aplicação do questionário estruturado por meio da ferramenta Google Forms, as análises foram produzidas a partir das categorias temáticas estruturadas durante a análise documental e do questionário, no que diz respeito ao estágio como aproximação da realidade prática e da atividade teórica no exercício da docência. Após a realização das categorizações como descrito acima, as informações coletadas foram organizadas em planilhas e gráficos expondo de forma objetiva todos os aspectos destacados anteriormente. É importante salientar que para todas as categorizações realizadas couberam análises que priorizaram os objetivos de investigação e os paradigmas epistemológicos da pesquisa.

Biografia do Autor

Mônica Pereira Andrade Nascimento, UNESC

Graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Castelo Branco e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é responsável pela Coordenação da Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação de Colatina, nas Ações de Monitoramento do Plano Municipal de Educação, junto ao Fórum Municipal Permanente de Educação e Formação dos Conselheiros Escolares. É professora no Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC no curso de Pedagogia

Pâmela Santana Teixeira, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduanda em Pedagogia do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

Nascimento, M. P. A., & Santana Teixeira, P. (2023). O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO COMO CAMPO DE CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: . UNESC Em Revista, 7(1), 81–97. https://doi.org/10.54578/unesc.v7i1.388

Edição

Seção

Artigos