EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DOS PERCURSOS PROFISSIONAIS

Autores

  • Mônica Pereira Andrade Nascimento Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC https://orcid.org/0000-0002-1241-0694
  • Samira Novais Marre Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.54578/unesc.v8i1.434

Resumo

Esta pesquisa pretendeu mapear as funções profissionais exercidas pelos estudantes egressos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, correspondente ao período de 2011 à 2021, totalizando aproximadamente 134 estudantes concluintes. Procedeu-se a análise documental dos materiais produzidos/utilizados para a organização da oferta do Curso de Pedagogia: Projeto pedagógico do Curso de Pedagogia e a Resolução Nº 02 de 1º de julho de 2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, com o objetivo de analisar as normatizações estabelecidas nestes documentos quanto à formação do graduando, com as percepções dos egressos sobre sua formação inicial e o alcance das características/competências/habilidades que pretende-se que sejam desenvolvidas por estes no decurso do curso de pedagogia. Objetivando mapear as percepções dos egressos de Pedagogia sobre sua formação inicial, estruturou-se um questionário na ferramenta google forms para a obtenção de dados e informações sobre as atuais ocupações profissionais exercidas pelos egressos do curso de Pedagogia e a potencial contribuição do curso na sua atuação profissional na área da educação ou em outra área em que estejam atuando. A análise dos questionários terá como parâmetro as seguintes categorias temáticas: a identificação dos desafios encontrados pelos egressos para a inserção no mercado de trabalho, as potencialidades desenvolvidas no exercício profissional que se alinham com o perfil do egresso previsto no Projeto Pedagógico do Curso e a pertinência dos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas com as demandas reais no seu exercício profissional, principalmente este se dando na área da Educação. Após a realização das categorizações como descrito acima, as informações coletadas foram organizadas em gráficos com as respectivas análises destes expondo de forma objetiva os aspectos destacados e outros que foram identificados durante a análise do material coletado por meio do questionário. É importante salientar que para todas as categorizações realizadas couberam análises que priorizaram os objetivos de investigação e os paradigmas epistemológicos da pesquisa.

 

Biografia do Autor

Mônica Pereira Andrade Nascimento, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Ciências Humanas: Docente no curso de Pedagogia nas disciplinas das áreas de Gestão Escolar e de Sistemas, Supervisão Escolar, História da Educação, Políticas Públicas e Legislação Educacional.

Samira Novais Marre, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Nascimento, M. P. A., & Novais Marre, S. (2024). EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DOS PERCURSOS PROFISSIONAIS. UNESC Em Revista, 8(1), 17–31. https://doi.org/10.54578/unesc.v8i1.434

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)