OS CONSELHOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA
Resumo
A presente pesquisa pretendeu investigar as formas de funcionamento dos Conselhos de Escola e seus impactos para a qualificação das práticas pedagógicas e administrativas postas em movimento por diretores escolares na efetivação da gestão democrática escolar. Objetivou-se explorar por meio de questionário estruturado na ferramenta google forms o funcionamento dos Conselhos Escolares das escolas da rede municipal de educação básica de Colatina. Após a realização do levantamento e organização de todo o material disponível nos questionários respondidos foram produzidas análises a partir das categorias temáticas estruturadas durante a análise documental no que diz respeito à formatação da eleição dos Conselhos de Escola, às definições das pautas para as reuniões, ao funcionamento das reuniões por assembleia por segmento e outras categorias relevantes que forem identificadas durante a organização dos dados. Após a realização das categorizações como descrito acima, as informações coletadas foram organizadas em planilhas e gráficos expondo de forma objetiva todos os aspectos destacados nas categorizações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Unesc em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.