USO DO NUTRIC SCORE EM DIFERENTES SITUAÇÕES CLÍNICAS RELACIONADAS À FORMA GRAVE DA COVID-19

Autores

  • Jackelyne Lopes Silva Centro Universitário do Espírito Santo
  • Márcia Franciele França Tellau Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Fábio Ramos de Souza Carvalho Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Resumo

O ambiente de cuidados intensivos apresenta alta prevalência de risco nutricional, e os pacientes gravemente enfermos respondem de forma distinta às medidas terapêuticas relacionadas à alimentação artificial. Pensando nisso, o objetivo desse estudo foi avaliar a aplicabilidade da ferramenta NUTRIC Score na detecção e discriminação de risco nutricional em pacientes com situações clínicas relacionadas à forma grave da infecção por SARS-CoV-2, considerando a necessidade de um instrumento cuja aplicação independa do contato direto com o paciente contaminado. Trata-se de um estudo descritivo caracterizado como revisão narrativa. Os artigos foram selecionados na base de dados PUBMED, compilados e lidos integralmente para a construção dessa narrativa. Considerou-se trabalhos publicados entre os anos 2015 e 2020. Observou-se que a ferramenta NUTRIC Score é efetiva para avaliação de risco nutricional em pacientes dependentes de ventilação mecânica e em uso de nutrição enteral. Não substitui as avaliações tradicionais de depleção proteica por perda de nitrogênio, análise da ureia e creatinina urinária. Alta pontuação no NUTRIC Score apresenta elevada correlação com aumento do tempo de dependência de ventilação mecânica, tempo de UTI e morte hospitalar. Nesse sentido, a avaliação pelo NUTRIC Score pode ser utilizada como estratégia para manutenção da assistência efetiva e precoce da EMTN em paciente graves contaminados por SARS-CoV-2.

Biografia do Autor

Jackelyne Lopes Silva, Centro Universitário do Espírito Santo

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção na Terapia Intensiva – HMSJ/UNESC.

Márcia Franciele França Tellau, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, Residente no Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica HMSJ/UNESC.

Fábio Ramos de Souza Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Ciências, especialidade Microbiologia, Universidade de São Paulo. Pós-doutorado, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Lopes Silva, J., Tellau, M. F. F., & Carvalho, F. R. de S. (2021). USO DO NUTRIC SCORE EM DIFERENTES SITUAÇÕES CLÍNICAS RELACIONADAS À FORMA GRAVE DA COVID-19. UNESC Em Revista, 4(2), 54–66. Recuperado de http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/207

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>